Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego na Zona Euro cai para novos mínimos de 2012

A taxa de desemprego na Zona Euro voltou a descer em Setembro, atingindo um novo mínimo desde 2012. Portugal continua a ser o quarto país da região com a taxa mais elevada.

Bruno Simão/Negócios
30 de Outubro de 2015 às 10:11
  • 1
  • ...

A taxa de desemprego na Zona Euro caiu, em Setembro, para os 10,8% da população, com 17,3 milhões de desempregados, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 30 de Outubro, pelo Eurostat.

Este valor é o mais baixo desde Janeiro de 2012, adianta a mesma fonte.

Já entre os 28 estados-membro da União Europeia a taxa desceu também em uma décima para 9,3%, o que corresponde a mais de 22,6 milhões de pessoas na região que não têm emprego. Neste caso, a taxa de desemprego atingiu assim um mínimo de Setembro de 2009, realça o instituto de estatísticas da UE.

 

Por países, Espanha é o que maior taxa de desemprego tem, tendo chegado a Setembro com 21,6% da população activa sem trabalho. Este valor representa ainda assim uma descida face aos 21,8% verificados no mês anterior.

 

O país com maior taxa de desemprego será a Grécia, mas o país ainda não disponibilizou os dados referentes a Setembro. Em Julho, último mês em que há dados, a taxa encontrava-se nos 25%.

 

Entre os países da Zona Euro, o terceiro com o rácio de desempregados mais elevado é Chipre, com 15,1%, surgindo em quarto Portugal, com 12,2%, tal como tinha sido reportado na quinta-feira, 29 de Outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Entre a faixa etária mais jovem (abaixo dos 25 anos) o desemprego voltou a recuar para os 22,1% na Zona Euro, depois de ter subido em Agosto para os 22,2%. Na União Europeia a taxa manteve-se nos 20,1%. No total há 4,5 milhões de jovens desempregados na UE, dos quais 3,1 pertencem à Zona Euro.

 

Espanha volta a liderar, com 46,7%, com, mais uma vez a Grécia a só ter dados de Julho (48,6%). Portugal surge com a quinta taxa mais elevada, tendo chegado a Setembro com 31,2% da população jovem sem emprego, atrás de Itália (40,5%) e Chipre (32,6%).

(Notícia actualizada às 10:24 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais desemprego taxa de desemprego Eurostat estatísticas Zona Euro União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio