Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trabalhadores da ACT reclamam condições para o cumprimento das suas funções

Os representantes dos trabalhadores da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) reclamaram esta terça-feira, 22 de Setembro, junto do Ministério da tutela as condições necessárias para desempenharem as suas funções pelo cumprimento da legislação laboral e das regras de segurança no trabalho.

A carregar o vídeo ...
22 de Setembro de 2015 às 19:40
  • ...
"A bem dos direitos dos trabalhadores portugueses e dos seus representantes (sindicatos e comissões de trabalhadores) e a bem das empresas, restitua-se à ACT a sua dignidade e o seu verdadeiro papel na sociedade portuguesa", reivindicam o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) o Sindicato dos Inspectores do Trabalho (SIT) e a Comissão de Trabalhadores da ACT numa carta entregue no gabinete de Pedro Mota Soares.

O secretário-geral do Sintap, José Abraão, lembrou que esta é a segunda carta entregue ao ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social desde Junho, mês em que os trabalhadores da ACT fizeram uma greve contra a falta de condições para cumprirem a sua missão.

"Viemos entregar esta segunda carta porque ainda não há Lei Orgânica para a ACT, há falta de pessoal e as carreiras devem ser valorizadas, de acordo com a especificidade das funções inspectivas, como aconteceu no INE e no Ministério das Finanças", explicou o sindicalista à agência Lusa.

José Abraão defendeu que o próximo Governo "tem que olhar para a ACT como uma forma de prevenir os acidentes de trabalho" mas para isso, "os seus trabalhadores também têm de ter condições de trabalho".

Carla Monteiro, dirigente do SIT, disse à Lusa que os inspectores do trabalho apenas "reivindicam a possibilidade de cumprir a sua missão com qualidade".

"A nossa missão de fiscalização tem como objectivo principal apoiar os trabalhadores, assegurar o cumprimento da legislação laboral e prevenir a sinistralidade laboral", afirmou.

Para Mário Francisco, da Comissão de Trabalhadores (CT), a "situação insustentável" dos trabalhadores da ACT deve-se à negligência do Governo e postura da actual direcção.

"O Governo tem negligenciado a nossa missão, por isso não temos Lei Orgânica e não temos certezas em relação a nada. E a direcção da ACT faz o que bem entende, o que faz com que as nossas condições de trabalho se tenham vindo a degradar e a nossa intervenção seja posta em causa", disse à Lusa.

Na carta entregue no Ministério do Trabalho, os representantes dos trabalhadores da ACT acusam a direcção da ACT de afectar os inspectores do trabalho a tarefas de técnicos superiores e assistentes técnicos, como a instrução de processos, expediente, atendimento, em detrimento da intervenção nos locais de trabalho.
Ver comentários
Saber mais ACT Autoridade para as Condições do Trabalho Ministério do Trabalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio