Notícia
"Looking for a job"? Sofia Mesquita já não está
Jovem de 28 anos conseguiu dar a volta ao desemprego com um currículo original. Vídeo viral tirou-a do anonimato e colocou-a no radar das empresas.
Uma cartolina, algumas fotografias e uma boa dose de imaginação. Em três dias o vídeo com o currículo de Sofia Mesquita invadiu as redes sociais. Deixou de ser ela a contactar as empresas, para passar a receber propostas de entrevistas. Este é um exemplo de como a originalidade pode fazer a diferença e tirar um jovem à procura de emprego do anonimato, de entre as centenas de currículos que chegam às empresas.
"Estive desempregada durante um ano e dois meses. Todos os dias pesquisava nos ‘sites’, ia de porta em porta e enviava currículos", conta Sofia Mesquita, licenciada em Comunicação Social e Educação Multimédia. "Não tinha ‘feedback’ nenhum. Sentia que ninguém o via. Percebi que o que tinha que fazer em primeiro lugar era chamar a atenção entre tantos outros", lembra a jovem de 28 anos, actualmente gestora de redes sociais na Live Content.
E assim o fez. Depois de perder algum tempo a pensar no que poderia fazer, Sofia Mesquita teve uma ideia: desenhar o seu perfil de Facebook numa cartolina. "O Facebook era a rede social que mostrava o que tinha", daí a escolha. Com uma cartolina branca na mão, Sofia Mesquita desenhou toda a sua página de Facebook, sem esquecer todas as informações, os "gostos", e claro o estado: "Looking for a job".
Ao longo de duas semanas desenhou e tirou fotografias, um trabalho minucioso e que lhe custou todas as manhãs durante esse período. A tarde era dedicada a um "part-time" num "call center". Depois foi editar um vídeo onde mostrava passo a passo tudo o que fez e partilhar na Internet. "Pus no Youtube e depois partilhei no Facebook na quarta-feira à noite", conta a gestora de conteúdos.
Video tornou-se viral
Começou desde logo a receber reacções de família e amigos, a darem-lhe os parabéns pelo trabalho. E o resultado não tardou: "nos três dias seguintes o vídeo começou a aparecer em todo o lado". Tornou-se viral. A partir daqui, a situação de Sofia Mesquita mudou. Passou do anonimato, em que não recebia nenhuma resposta, nem qualquer proposta de entrevista de trabalho, para ser contactada directamente pelas empresas sem sequer ter que enviar o vídeo ou o currículo. "A minha ideia era enviar o currículo tradicional e o vídeo em anexo, mas não foi preciso", conta.
Ainda assim, a oferta de trabalho não foi imediata. Em três meses, o período que demorou a conseguir emprego, foi a oito entrevistas e recebeu vários contactos de empresas a dar os parabéns pelo vídeo. E, em Dezembro de 2012, a sorte mudou. Foi este o mês em que Sofia Mesquita começou a trabalhar como gestora de redes sociais na Live Content, onde continua até hoje.
Um ano e dois meses depois, Sofia Mesquita não poderia estar mais satisfeita. O resultado de uma boa dose de imaginação e uma inspiração para todos que se encontram na mesma situação. Mais do que enviar um currículo ou procurar activamente trabalho, é fundamental chamar a atenção e, tal como fez Sofia, não deixar de acreditar. Mais cedo ou mais tarde, a persistência e o talento acabam por ser reconhecidos.