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Álvaro Fernández: "Há que ter cuidado com as opiniões em público"

"Cada vez mais a selecção de candidatos é decidida através das suas competências, tanto profissionais como pessoais, e os perfis nas redes sociais são uma excelente ferramenta para divulgar os conhecimentos que o profissional foi adquirindo ao longo do seu percurso académico e pessoal", sublinha Álvaro Fernández, director-geral da Michael Page, em conversa com o Negócios.

Bloomberg
25 de Fevereiro de 2014 às 10:00
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O que é que os jovens que procuram emprego devem fazer na utilização das redes sociais?

As redes sociais permitem uma maior interacção entre recrutadores e candidatos, facilitando o processo de selecção. O profissional pode diferenciar-se através da publicação de "posts" relevantes ou da participação em grupos de interesse. Cada vez mais a selecção de candidatos é decidida através das suas competências, tanto profissionais como pessoais, e os perfis nas redes sociais são uma excelente ferramenta para divulgar os conhecimentos que o profissional foi adquirindo ao longo do seu percurso académico e pessoal.

O que devem evitar?

O candidato deve cuidar da sua reputação online. O maior perigo para um profissional é transmitir uma imagem que, de facto, não corresponde à realidade. E não nos podemos esquecer que o que colocamos na Internet se torna automaticamente público e "eterno". Os comentários pessoais devem ser bem escolhidos pois podem beneficiar ou prejudicar a sua imagem. Trata-se simplesmente de pensar que o seu perfil nas redes sociais pode ser visto por recrutadores e há que ter cuidado com as opiniões em público.

O que é que as redes sociais vieram acrescentar nesta realidade da procura de emprego?

Até há pouco tempo o recrutamento fazia-se principalmente através dos contactos pessoais dos quadros directivos e de outros colaboradores. Posteriormente, apareceram novas ferramentas. Com a chegada das redes sociais, dá-se um novo passo em frente, sendo possível não só receber as candidaturas de profissionais de todo o mundo, mas, além disso, ter a capacidade de chegar de forma proactiva a um grande número de profissionais e à informação que estes disponibilizam.

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