Notícia
Trump assina ordem para construir muro entre Estados Unidos e México
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou hoje duas ordens executivas para aumentar a segurança nas fronteiras e reprimir os imigrantes que vivem ilegalmente no país, tal como estava previsto.
As duas ordens executivas foram assinadas durante uma cerimónia no Departamento de Segurança Interna, depois de o general na reserva John Kelly ter sido confirmado sexta-feira pelo Senado como secretário da Segurança.
As ordens executivas determinam a construção de um muro entre a fronteira dos Estados Unidos e o México, uma das promessas eleitorais de Donald Trump, e retiram fundos federais às chamadas "cidades santuário", que não prendem ou detêm os imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos, ou seja, protegem a deportação de indocumentados.
Chicago, Nova Iorque e Los Angeles são algumas das "cidades santuário".
O financiamento para construir esta estrutura depende da aprovação do Congresso – embora o presidente tenha feito saber que quem virá a pagar pelo muro serão os cidadãos mexicanos, algo que aquele país nega veementemente que venha a acontecer.
O documento que valida a construção deverá ir buscar verbas inscritas noutros programas já existentes, estando ainda por saber a que programas em concreto.