Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet diz que preços do petróleo ameaçam recuperação económica

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, alertou hoje para o facto da recuperação económica da Zona Euro poder estar em risco, caso os preços do petróleo se mantenham elevados. Quanto à evolução do euro, Trichet diz que a «volatilidade

04 de Novembro de 2004 às 14:06
  • ...

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, alertou hoje para o facto da recuperação económica da Zona Euro poder estar em risco, caso os preços do petróleo se mantenham elevados. Quanto à evolução do euro, Trichet diz que a «volatilidade excessiva é indesejável».

As cotações do petróleo estiveram no centro das preocupações do líder do BCE, que referiu que a inflação se irá manter acima dos 2% em 2004 devido «ao impacto directo visível» que a subida dos combustíveis teve no índice de preços no consumidor.

Num tom mais optimista, Trichet disse esperar «um crescimento económico continuado em 2005», alertando no entanto para o «obstáculo» que são os preços do petróleo. «Se os preços ficarem no nível actual ou se subirem, irão travar a recuperação económica na Zona Euro e noutras regiões».

Quanto à decisão do BCE de manter as taxas de juro inalteradas nos 2%, Jean-Claude Trichet referiu que «o peso dos riscos relativos à estabilidade dos preços foi calculado», acrescentando que a possibilidade desses riscos aumentarem leva o BCE a ter uma postura de «forte vigilância».

«O Banco Central Europeu quer assegurar a todos os agentes económicos que não permite que efeitos secundários se materializem. Estamos lá para assegurar que isso não acontece», referiu ainda.

Quanto à valorização registada pelo euro contra o dólar nos últimos dias, o presidente do BCE relembrou o comunicado emitido pelo G-7 (grupo das sete maiores economias mundiais) em que se refere que a «volatilidade excessiva e movimentos bruscos nas taxas de câmbio são indesejáveis».

O euro [EUR] seguia a subir 0,53% para 1,2888 dólares, perto do máximo histórico de 1,2926 dólares.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio