Notícia
Sócrates escolhe Vitorino para elaborar programa do Governo
José Sócrates afirmou hoje que a decisão do Presidente da República de dissolver o Parlamento não «surpreende ninguém» e que o Partido Socialista está preparado para constituir Governo. O antigo comissário europeu António Vitorino vai elaborar o programa
José Sócrates afirmou hoje que a decisão do Presidente da República de dissolver o Parlamento não «surpreende ninguém» e que o Partido Socialista está preparado para constituir Governo. O antigo comissário europeu António Vitorino vai elaborar o programa de Governo com que os socialistas se vão apresentar nas eleições.
Numa reacção à decisão de Jorge Sampaio de avançar para eleições antecipadas, Sócrates afirmou que o período de governação de Santana Lopes foi «quatro meses de desastre e instabilidade».
Garantindo que o PS nunca pressionou o presidente da República Sócrates diz que «o responsável da crise foi o próprio governo, Santana Lopes só se pode queixar de si próprio e não está à altura do cargo de primeiro-ministro».
«Estamos bem consciente das nossas responsabilidades» e «estamos preparados para promover uma mudança política em Portugal e constituir um governo que mereça a confiança dos portugueses», acrescentou o mesmo responsável.
Sócrates anunciou ainda que será o socialista António Vitorino a fazer programa de Governo que o Partido Socialista vai apresentar aos eleitores. Vitorino terminou recentemente o seu mandato de Comissário Europeu, tendo recusado recentemente concorrer à liderança do PS.
Para Sócrates, o actual líder do PSD «não estava à altura para resolver os problemas do país».