Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

New York Times: Troika em Portugal vai ver que o país já aprendeu com a Grécia

Carlos Moedas defende que a forma de fiscalizar o que está a ser feito no programa de resgate em Portugal é inovadora. Mas há muitos desafios pela frente.

10 de Agosto de 2011 às 11:50
  • 6
  • ...
São Bento até pode estar com um cheiro a tinta nova mas a troika quer descobrir mudanças menos superficiais do que essa “antes de passar o próximo cheque”. É assim que começa o artigo que o “New York Times” escreveu sobre a visita dos responsáveis internacionais que vão analisar o progresso feito por Portugal desde que recebeu o pacote de assistência financeira.

Para começar, Portugal já aprendeu com o que aconteceu com a Grécia. Pelo menos, é essa a certeza de Carlos Moedas, secretário de Estado português. “O que aprendemos com a Grécia tem tudo a ver com a implementação”, cita o jornal norte-americano.

“A forma de fiscalizar a implementação que estamos a impor é completamente nova em Portugal e acredito que se está até à frente do que foi feito em programas passados do FMI”, comenta Moedas.

Aliás, o jornal salienta que o actual Governo ainda consegue estar a impor um sentimento positivo no país, através da opinião do economista Pedro Reis, autor do livro “Voltar a Crescer”, cujo prefácio é escrito pelo actual primeiro-ministro, Passos Coelho.

“Há um sentimento real e transversal de alívio, de que estamos a ser ajudados por especialistas financeiros qualificados, porque as pessoas estão totalmente fartas dos erros de gestão dos nossos políticos”, diz Reis, de acordo com o artigo do “New York Times”, que ouviu ainda gestores e empresários portugueses, como António Mexia e Nuno Vasconcellos.

Contudo, o jornal refere que há muitos desafios pela frente. As privatizações numa altura de queda em bolsa, os juros elevados que continuam a ser pedidos no mercado secundário, o elevado défice orçamental de Junho - “que deixa quase três pontos percentuais para serem cortados até ao final do ano”.

Além disso, permanece o grande problema, na opinião do administrador executivo da EDP, uma das empresas a privatizar no seio do programa de resgate. “O principal problema tem que ver com liquidez. Sem liquidez, secamos ao Sol”.

Ver comentários
Saber mais New York Times Carlos Moedas troika Portugal Passos Coelho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio