Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação de 2003 cai para 2,9% prevê Banco de Portugal

A inflação deste ano deve situar-se num intervalo entre os 2,4% e os 3,4%, segundo as recentes previsões do Banco de Portugal, divulgadas hoje no Boletim Económico Mensal de Dezembro.

14 de Janeiro de 2003 às 15:36
  • ...
A inflação deste ano deve situar-se num intervalo entre os 2,4% e os 3,4%, segundo as recentes previsões do Banco de Portugal, divulgadas hoje no Boletim Económico Mensal de Dezembro.

A inflação portuguesa, medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, regista assim um recuo face a 2002, que fechou nos 3,7%, apontando o banco central para um valor central de 2,9% em 2003.

No seu anterior exercício de previsão, a instituição liderada por Vítor Constâncio admitia que a inflação de 2003 viesse a situar-se entre os 2% e os 4%, um intervalo bastante mais amplo mas praticamente com o mesmo ponto central - de 3% - da nova projecção agora anunciada.

Assim, Portugal volta este ano a apresentar um diferencial de preços superior à média da Zona Euro, onde o Banco Central Europeu (BCE) prevê uma inflação entre 1,3% e 2,3%.

Em 2002, a inflação portuguesa foi 1,5 pontos percentuais superior à média dos Doze e em 2001 o diferencial foi ainda maior, de 1,9 pontos percentuais.

Também no próximo ano é provável que a situação volte a repetir-se, uma vez que a inflação interna projectada pelo Banco de Portugal se situa no intervalo de 1,4% a 2,9%, quando na Zona Euro o índice de preços tem uma subida esperada entre 1% e 2,2%.

Esta situação configura uma persistente queda de competitividade dos produtos portugueses, o que significa que os ganhos de quota de mercado previstos para as nossas exportações nos próximos dois anos assentam numa redução de margens das empresas nacionais.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio