Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

INE antecipa divulgação das Contas Nacionais

O INE pretende garantir no próximo ano uma significativa antecipação na disponibilização de informação estatística relevante como sejam as versões preliminares e provisórias das Contas Nacionais e as contas trimestrais.

07 de Novembro de 2002 às 18:55
  • ...
O Instituto Nacional de Estatística (INE) pretende garantir no próximo ano uma significativa antecipação na disponibilização de informação estatística relevante como sejam as versões preliminares e provisórias das Contas Nacionais e as contas trimestrais.

Relativamente às Contas Nacionais, o instituto quer acelerar o prazo de divulgação para o primeiro trimestre do ano seguinte ao período em análise.

Assim, as contas preliminares de 2002 serão disponibilizadas o mais tardar em Abril de 2003, garantiu ao Negocios.pt o presidente do INE, Paulo Gomes, no intervalo do seminário sobre estatísticas regionais, subordinado ao tema «Informação Estatística e Coesão Territorial», que decorre hoje e amanhã na Alfândega do Porto.

As contas provisórias de 2002 serão disponibilizadas em Setembro de 2003. Já as contas definitivas, de acordo com as directivas comunitárias, serão divulgadas no prazo máximo de três anos.

Quanto às contas trimestrais, o INE pretende antecipar a sua divulgação de 120 para 70 dias após a conclusão do trimestre em análise. Estas alterações estão na linha da estratégia, seguida pela actual direcção do INE, de reforço do sistema estatístico nacional, garantindo informação estatística com um misto de qualidade, baixo custo e rapidez na difusão da informação.

Vão no mesmo sentido os eixos do documento «Estratégia 2007» que o INE vai submeter ao Conselho Superior de Estatística na sua primeira reunião de Janeiro de 2004, cujo principal objectivo é «o reforço do papel do INE enquanto entidade coordenadora das estatísticas nacionais», definindo critérios uniformes que permitam a obtenção de resultados comparáveis no trabalho produzido pelas entidades nas quais o INE delega competências para a produção de estatísticas nacionais (há entidades que as produzem nas áreas do trabalho, da educação, e outros).

Paulo Gomes sublinha, no entanto, os progressos que têm sido feitos pelo instituto quer antecipando a disponibilização de dados quer criando instrumentos de análise que correspondem às necessidades dos agentes do mercado.

Entre estes, realça a apresentação de dados sectoriais do Turismo no 25º dia do mês seguinte ao do período analisado e o desenvolvimento e aperfeiçoamento, nos últimos cinco anos, de um conjunto de indicadores sobre o sector da construção.

A adequação da informação estatística e da sua difusão aos diferentes perfis de utilizadores é uma das linhas estratégicas do instituto, que já teve como resultados a elaboração de perfis relativos a autarquias, têxtil e vestuário e calçado.

O grande atraso registado na divulgação de estatísticas regionais está a ser combatido, segundo Paulo Gomes, com a introdução de alterações significativas de metodologia estatística.

Por Luísa Bessa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio