Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Indústria transformadora mantém tendência de abrandamento no primeiro trimestre

A actividade da indústria transformadora ao longo do primeiro trimestre de 2002 manteve a tendência de abrandamento dos trimestre anteriores, segundo o INE, que estima uma decréscimo para os 79,1% da taxa de utilização da capacidade produtiva.

06 de Maio de 2002 às 15:00
  • ...
A actividade da indústria transformadora ao longo do primeiro trimestre de 2002 manteve a tendência de abrandamento dos trimestre anteriores, segundo os dados desvendados pelo INE que estima uma decréscimo para os 79,1% da taxa de utilização da capacidade produtiva.

De acordo com a mesma fonte, este comportamento é justificado «pela evolução da procura global e pela diminuição do número de semanas de produção assegurada» quando comparado com idêntico período do ano anterior.

No primeiro trimestre de 2002, a taxa de utilização da capacidade produtiva foi de 79,1%, abaixo dos 81,4% do trimestre homólogo de 2001.

Para os próximos trimestres, o Instituo Nacional de Estatística (INE) destaca pelo lado negativo, as perspectivas dos empresários sobre a criação de emprego e das encomendas recebidas ao longo do trimestre passado, enquanto do lado positivo, o instituto realça as expectativas de aumento do volume de exportações nos próximos meses.

No mês de Abril, «a procura não revelou uma tendência de recuperação, e quando à procura externa, verificou-se uma melhoria face ao mês de Março, devido à evolução nos bens intermédios».

«As expectativas de produção futura revelaram-se mais favoráveis, apenas com a excepção das indústrias ligadas à fabricação de automóveis», conclui o comunicado do INE.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio