Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economistas prevêem manutenção dos juros do BCE até ao próximo ano

O Banco Central Europeu deverá manter as taxas de juro nos actuais 2% até ao próximo ano, consideram os economistas contactados pela Reuters. A queda do euro e a subida dos preços do comércio de mercadoria são as razões apontadas pelos economistas para a

30 de Abril de 2004 às 12:24
  • ...

O Banco Central Europeu deverá manter as taxas de juro nos actuais 2% até ao próximo ano, consideram os economistas contactados pela Reuters. A queda do euro e a subida dos preços do comércio de mercadoria são as razões apontadas pelos economistas para a manutenção das taxas.

Apenas dois dos 66 economistas contactados antecipam um corte de 25 pontos base na próxima reunião do Banco Central Europeu, agendada para 6 de Maio.

A maioria espera que o Banco avance para uma subida das taxas ao longo do próximo ano, chegando ao final de 2005 com as taxas nos 2,75%.

Os economistas referem que há a possibilidade de um corte nas taxas se a recuperação económica da Europa não se consolidar, ou se as oscilações do petróleo assim o obrigarem. Uma subida dos preços do petróleo poderá afectar o sector secundário, proporcionando uma medida de corte das taxas.

Ao mesmo tempo, a subida do petróleo dinamiza a inflação, o que dá margem para uma subida das taxas.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio