Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crédito bancário nacional acelera em Dezembro

O crédito bancário nacional acelerou em Dezembro, apresentando uma taxa de crescimento homólogo de 13,1%, impulsionado pela maior contribuição do crédito concedido às Administrações Públicas, adiantou hoje o Banco de Portugal.

21 de Fevereiro de 2002 às 16:57
  • ...
O crédito bancário nacional acelerou em Dezembro, apresentando uma taxa de crescimento homólogo de 13,1%, impulsionado pela maior contribuição do crédito concedido às Administrações Públicas, adiantou hoje o Banco de Portugal.

Em Novembro último, o crédito bancário havia apresentado um incremento de 12,9% face ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com os dados contidos nos Indicadores de Conjuntura de Janeiro, compilados pelo Banco de Portugal.

Esta evolução esteve relacionada com a «aceleração do crédito bancário líquido às Administrações Públicas, cujo contributo para a taxa de variação do crédito total passou de 1,3 pontos percentuais em Novembro para 1,7 pontos percentuais em Dezembro», segundo a mesma fonte.

O crédito concedido ao sector privado não monetário registou um crescimento homólogo de 11,6% em Dezembro, menos 0,3 pontos percentuais que no mês anterior.

No que respeita ao sector privado não financeiro, o crédito desacelerou no último mês do ano passado, ao apresentar uma subida de 11,8% face a Dezembro de 2000, o que compara com o incremento homólogo de 13,6% apresentado em Novembro.

Crédito a particulares abranda

O crédito a particulares progrediu 10,3% em termos homólogos, face à progressão de 13,1% registada no mês anterior, enquanto a taxa de crescimento do crédito concedido a sociedades não financeiras foi inferior em 0,8 pontos percentuais aos valores de Novembro, ao situar-se nos 13,3%.

Nos empréstimos para aquisição de habitação, o crescimento homólogo diminuiu 2,7 pontos percentuais em Dezembro, face ao mês precedente, em função da operação de titularização de crédito realizada pelo BCP, que terá contribuído com cerca de 2 pontos percentuais para esta quebra.

A titularização de crédito hipotecário resulta de uma «pool» que junta empréstimos para habitação, que são incorporados numa emissão obrigacionista vendida a investidores institucionais.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio