Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Controladores de tráfego aéreo juntam-se à greve de 24 de Novembro

Os trabalhadores da NAV vão aderir à greve geral de 24 de Novembro, anunciou hoje a Comissão de Trabalhadores (CT) da empresa de controlo aéreo, adiantando que os pré-avisos de greve serão entregues na quarta-feira.

08 de Novembro de 2011 às 15:33
  • ...
"Através da ratificação estatutária dos sindicatos os trabalhadores da NAV Portugal decidiram aderir à greve geral marcada para o próximo dia 24 de Novembro", afirma a CT em comunicado.

"Face às medidas previstas na proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2012, que representam mais uma violação dos acordos em vigor e revelam desrespeito pela negociação colectiva enquanto instrumento constitucionalmente protegido, os trabalhadores da NAV Portugal não podem deixar de se associar a esta acção nacional de protesto", acrescenta o órgão que representa o trabalhadores da empresa.

A este argumento, acrescenta a CT, "acresce o facto de a NAV Portugal ser uma empresa com uma dependência nula relativamente ao Orçamento do Estado, sendo exclusivamente financiada através de receitas próprias, provenientes em cerca de 85% de clientes estrangeiros".

Para a CT, "uma redução de custos conduzirá inevitavelmente a uma redução da receita e do valor exportado", pelo que os trabalhadores da empresa se manifestam "contra estes cortes inúteis que, em última instância, conduzem a uma diminuição das receitas que entram em Portugal".

Os pré-avisos de greve serão entregues à administração da NAV, aos ministérios da Economia e do Emprego e à Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho na quarta-feira, diz a CT, acrescentando que serão cumpridos os serviços mínimos acordados entre a empresa e os sindicatos.

Além da adesão à greve geral, os sindicatos "equacionam também o desenvolvimento de acções de protesto contra a situação de abandono a que o Estado votou a empresa (...) e contra o completo silêncio da tutela quanto a questões específicas já colocadas pela CT e pelos sindicatos em relação ao futuro da empresa e da negociação colectiva".

Estas acções, lê-se no comunicado, "serão decididas em devido tempo, caso a tutela continue a ignorar os apelos dos trabalhadores".

A CT da NAV representa trabalhadores dos seguintes sindicatos: Sindicatos dos Controladores de
Tráfego Aéreo (SINCTA), Sindicato dos Técnicos de Informação e Comunicações Aeronáuticas (SINTICA), Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), Sindicato dos Técnicos de Segurança Aeronáutica (SITECSA), Sindicato dos Técnicos de Navegação Aérea (SITNA).

Ver comentários
Saber mais greve geral controladores de tráfego aéreo NAV
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio