Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE está a pensar em formas de começar a reduzir apoio financeiro aos bancos

"É importante reduzir a dependência dos bancos do financiamento do banco central", disse Weidmann.

Andreia Major amajor@negocios.pt 13 de Março de 2012 às 15:54
Jens Weidmann revelou hoje que os membros do banco central estão actualmente a discutir formas de retirar algum do dinheiro de emergência que injectaram no sistema financeiro para combater a crise da dívida soberana, de acordo com a Bloomberg.

“Todos os membros do conselho estão cientes de que as medidas não convencionais criam riscos e estes têm de ser conhecidos”, disse Weidmann, que lidera o Banco Central alemão, o Bundesbank, numa conferência de imprensa em Frankfurt, citado pela Bloomberg.

“Precisamos de ter esta discussão e ela está a acontecer agora. O prazo depende de muitas coisas", incluindo como será a evolução da conjuntura, acrescentou.

O BCE cedeu aos bancos europeus mais de um bilião de euros em empréstimos a três anos à taxa de juro de referência, que é actualmente de 1%.

Posteriormente, o Bundesbank anulou um empréstimo adicional no valor de 4,1 mil milhões de euros para cobrir os riscos decorrentes das medidas de combate à crise do BCE, as quais incluem 218 mil milhões de euros de compras de obrigações governamentais, de acordo com a Bloomberg.

Weidmann revelou hoje que dirigiu uma carta ao presidente do BCE, Mario Draghi, a alertar sobre os riscos que a instituição está a assumir. O presidente do Bundesbank disse que tem “uma boa relação” com Draghi e não se sente “desencorajado ou isolado” no conselho dos 23 governadores do BCE.

“Os riscos e os efeitos colaterais” dos empréstimos a três anos do BCE “são conhecidos pelos colegas”, acrescentou.

“É importante reduzir a dependência dos bancos do financiamento do banco central”, disse Weidmann. “Com os empréstimos a três anos é mais complicado, mas temos instrumentos para absorver liquidez. Temos de ter esta discussão, sobre que instrumentos podemos utilizar nesta situação”.
Ver comentários
Saber mais BCE Banco Central Europeu Europa bancos financiamento empréstimos ajuda financeira instrumentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio