Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Assange: América Latina reunida em torno de ameaça britânica ao Equador

A União dos Países da América do Sul (UNASUR) convocou para amanhã uma reunião para analisar o caso Assange.

Negócios 17 de Agosto de 2012 às 12:56
  • 52
  • ...
A Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América (ALBA) e a UNASUR pediram uma sessão extraordinária para este sábado para debater a situação da ameaça do Reino Unido à embaixada do Equador, de acordo com o jornal "El País".

Em comunicado, a ALBA afirma que "o Governo britânico sugeriu que poderia violar a Convenção de Viena sobre os privilégios e imunidades".

Da UNASUR fazem parte a Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Da ALBA fazem parte o Equador, Cuba, Bolívia, Nicarágua, República Dominicana, São Vicente e as Granadinas, Antígua e Barbuda e a Venezuela.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, já veio a público dizer que não concorda com a "arrogância e prepotência" que o Reino Unido tem demonstrado neste caso e que esperam que "o governo britânico respeite não só o direito internacional mas como o direito de asilo político que tem este cidadão [Assange]", segundo o "El País".

Recorde-se que o governo do Equador concedeu, esta quinta-feira, asilo diplomático ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, na embaixada do país no Reino Unido.

A decisão do Equador é vista como uma "afronta política e jurídica ao Reino Unido e aos Estados Unidos e poderá marcar o início de uma longa crise diplomática entre os países implicados", escreve o jornal "El País".

O governo britânico já manifestou a sua "decepção" com a decisão do presidente equatoriano, Rafael Correa, e ameaçou mesmo "violar um recinto diplomático", argumentando que a imunidade concedida pela Convenção de Genebra não deve permitir o abrigo de pessoas acusadas de "delitos comuns".
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio