Notícia
França recusa pedido de asilo de Julian Assange
O fundador o Wikileaks apelou directamente ao presidente francês, Francois Hollande, mas o pedido de asilo foi-lhe negado.
França rejeitou esta sexta-feira, 3 de Julho, o pedido de asilo político do fundador do Wikileaks, Julian Assange.
"França recebeu a carta do Sr. Assange. Como uma análise profunda mostra, face aos elementos legais e materiais da situação do Sr. Assange, França não pode aceitar o seu pedido", pode ler-se num comunicado divulgado pelo Governo francês, citado pela Reuters.
"A situação do Sr. Assange não apresenta risco imediato. Ele também é alvo de um mandado de captura europeu", diz ainda esta nota.
O fundador do Wikileaks fixou-se na embaixada do Equador em Londres há três anos, evitando uma possível extradição para a Suécia, onde seria questionado sobre alegados crimes sexuais, escreve a Reuters.
Assange diz também temer uma extradição para os EUA, onde teria de responder pela divulgação de documentos no âmbito do Wikileaks, refere a Bloomberg.
"Apenas a França está em posição de oferecer-me a protecção necessária contra, e exclusivamente contra, a perseguição política da qual sou alvo", disse Assange numa carta citada pela agência noticiosa.
(Notícia corrigida às 18h10)