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AICEP vai reforçar na Colômbia e reabrir delegação em S. Francisco

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) vai reforçar a equipa na Colômbia e reabrir a delegação em São Francisco, nos Estados Unidos, disse em entrevista à Lusa o presidente, Miguel Frasquilho.

Bruno Simão/Negócios
19 de Janeiro de 2015 às 07:14
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"Na Colômbia haverá o reforço de um elemento e no Peru vamos ter o que não acontecia nesta altura, era um dos mercados acompanhados à distância a partir da Colômbia, mas não tinha ninguém no terreno", disse Miguel Frasquilho, que assumiu a presidência no final de Abril do ano passado.

 

"É nossa ideia não cobrir [Peru] a partir da Colômbia, mas a partir do Chile, mas com alguém um elemento mais júnior e é para isso que servem os programas INOV Contacto e o programa de estágios do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que também a partir do qual vamos ter um recrutamento de elementos para a AICEP", explicou. "Estamos a tentar fazer omeletes com muitos poucos ovos", sublinhou.

 

O Peru é um dos mercados que o AICEP identificou que "poderia ser mais adequado uma cobertura a partir do Chile, mas com alguém no terreno em Lima, a acompanhar a embaixadora".

 

Já nos Estados Unidos, "vamos reabrir a nossa delegação em São Francisco, que está encerrada há mais de um ano e que pensamos que é puco perceptível que Portugal, tendo a possibilidade de ter uma delegação na costa Oeste norte-americana não tenha ninguém próximo de Silicon Valley, que é o berço mundial, digamos assim, da inovação, das tecnologias", considerou Frasquilho.

 

A AICEP tem uma delegação em Nova Iorque. "Os Estados Unidos serão reforçados com um dos elementos dos FDI Scouts [especialistas na captação de investimento]", acrescentou.

 

Estes especialistas em captar investimento, que serão seleccionados, irão trabalhar nos eixos Estados Unidos/Canadá, Europa (nove países) e na Ásia: China, Japão e Coreia do Sul.

 

"Vamos reforçar presença no Golfo da Guiné", disse Frasquilho, adiantando que há dados que confirmam a existência de oportunidades, nomeadamente em Lagos, Nigéria, que é o país mais populoso de África e "onde as oportunidades são muitas".

A aposta nesta geografia "acaba por dar também um maior apoio aos empresários que estão em Angola e que podem diversificar a partir daí a sua actividade para esta região".

 

"Gostaríamos de estar em mais mercados, vamos reforçar na Indonésia, que é o maior país muçulmano do mundo e há um novo ciclo, maior abertura da economia ao exterior", disse.

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