Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rendimento das famílias da União Europeia regista maior subida em quinze anos

O rendimento das famílias da União Europeia cresceu 1,3% no primeiro trimestre, o que já não acontecia desde o início de 2001. Na Zona Euro, o consumo registou taxas historicamente elevadas.

Bloomberg
  • 7
  • ...

O rendimento das famílias cresceu 1,3% na União Europeia no primeiro trimestre, na subida mais expressiva desde o início de 2001, há quinze anos. O consumo também registou taxas elevadas, pelo menos quando comparadas com as dos últimos anos.

Os dados do gabinete de estatísticas europeu, divulgados esta quinta-feira, dia 28 de Julho, referem-se ao crescimento real e são ajustados de sazonalidade.

No trimestre anterior o rendimento disponível das famílias tinha subido 0,4% no último trimestre. Entre o final de 2010 e o final de 2012 registaram-se consecutivas quebras, mas desde então os recuos têm sido pontuais.

Comportamento semelhante teve nos últimos anos a evolução do rendimento das famílias na Zona Euro. No primeiro trimestre, avançou 0,9%, igualando o crescimento registado há um ano, que já não se verificava desde 2008.

Os dados também revelam que os salários e os benefícios sociais contribuíram positivamente para o aumento do rendimento na União Europeia, enquanto os impostos o penalizaram.

Consumo acelera

Neste quadro, o consumo das famílias também registou taxas relativamente elevadas, pelo menos comparadas com o que tem sido hábito nos últimos anos.

Na Zona Euro, avançou 0,8% em termos reais, na taxa mais alta em pelo menos onze anos. Na União Europeia, o crescimento foi de 0,8%, igualando o que já se tinha verificado no terceiro trimestre do ano passado.


Ver comentários
Saber mais Rendimento disponível consumo Eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio