Notícia
Poupança das famílias volta a descer
O indicador de poupança da Universidade Católica registou uma nova queda, em Junho, colocando este indicador em níveis de Fevereiro. As famílias continuam a reduzir as suas poupanças desde 2014.
O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica diminuiu "cerca de 3 pontos em Junho", revelam as instituições em comunicado. Este indicador recuou assim para os 48,8 pontos, mantendo-se "abaixo da média dos últimos dois anos".
Os dados divulgados esta quinta-feira, 14 de Julho, revelam assim que os portugueses continuam a reduzir as suas poupanças. "As famílias têm diminuído a sua taxa de poupança em cerca de 0,15 ponto percentuais do PIB em cada trimestre desde meados de 2014", revela a mesma fonte.
Este é apenas mais um indicador que mostra que as famílias portuguesas estão a reduzir as poupanças. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelaram que a taxa de poupança das famílias recuou para o nível mais baixo dos últimos 17 anos, no primeiro trimestre do ano. Uma evolução justificada pelo aumento do consumo, já que os rendimentos têm aumentado.