Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal no top 5 dos gastos com educação na Europa

Os governos europeus aplicaram quase um quinto da riqueza em despesa social. Portugal está ligeiramente abaixo da média europeia neste capítulo mas registou o quinto maior peso dos gastos de educação no PIB.

22 de Março de 2016 às 11:04
  • ...

Portugal destinou 6,2% do produto interno bruto (PIB) a despesas de educação em 2014, o quinto maior valor entre os parceiros da União Europeia. Já os gastos públicos com despesas sociais representaram 18,5% da riqueza produzida no país, um valor que fica ligeiramente abaixo da média europeia, onde estas despesas rondaram um quinto do produto interno bruto (PIB).

Segundo os números divulgados esta terça-feira, 22 de Março, pelo Eurostat, cerca de um quinto da riqueza produzida pela economia da União Europeia (19,5%) e pela Zona Euro (20,4%) é destinada a despesas sociais, a que se seguem, a maior distância, gastos com a saúde, serviços públicos genéricos e educação.


Além de ter sido o 12.º país que mais gastou entre os 28 da União Europeia em despesa social sobre o PIB (18,5%), Portugal foi ainda o terceiro que destinou uma maior fatia da sua riqueza produzida a funções de ordem pública e segurança (2,2%).

Bulgária, Eslováquia e Polónia ocuparam os primeiros três lugares em termos de despesas nesta área, enquanto Dinamarca, Suécia, Finlândia, e Bélgica lideraram os gastos no capítulo da educação.


Finlândia, França, Dinamarca, Áustria e Itália foram os cinco países europeus com maiores gastos sociais em relação ao produto – mais de 21,5% - enquanto a Roménia, Estónia, Letónia e Lituânia despenderam menos de 12% do seu PIB nestas funções.

Para 2016, de acordo com o Orçamento do Estado, a despesa para educação está estimada em 5.843,3 milhões de euros.

(notícia corrigida às 15:31, com alteração do primeiro parágrafo, onde se dizia que as "despesas sociais representaram 18,5% da riqueza produzida na União Europeia", quando o que se queria era dizer "no país")

Ver comentários
Saber mais educação Europa PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio