Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AICEP considera que o sector exportador continua a desempenhar um papel fundamental para a economia portuguesa

O crescimento das exportações é a prova de que "o sector exportador continua a desempenhar um papel fundamental na dinamização da economia portuguesa".

Miguel Baltazar/Negócios
08 de Agosto de 2014 às 13:47
  • 18
  • ...

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) fez a primeira leitura dos números relativos às exportações, divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), e concluiu que "o sector exportador continua a desempenhar um papel fundamental na dinamização da economia portuguesa". O INE divulgou esta manhã que as exportações avançaram, em termos homólogos, 8% em Junho, o maior crescimento desde Dezembro de 2013.

 

A AICEP, liderada por Miguel Frasquilho (na foto), nota que nos primeiros seis meses deste ano, o valor global das exportações de bens aumentou 0,5%, depois de uma redução de 1% entre Janeiro e Maio, mas sublinha que, em termos acumulados homólogos, excluída a componente dos combustíveis, as exportações de bens subiram 3,9%.

 

O facto de em Junho as exportações de bens terem crescido 8% em termos homólogos e 3,8% em relação a Maio permite, no entender da AICEP, aproximar o resultado acumulado deste ano da perspectiva de subida de 1,2% apresentada pelo INE.

 

A AICEP ressalva ainda que os números divulgados pelo INE se referem unicamente às exportações de bens (70% do total das exportações), deixando de fora as exportações de serviços (30% do total das exportações), sublinhando também o facto de, em 2014, esta componente estar a revelar um "dinamismo acrescido em relação às exportações de bens".

 

Por fim, a AICEP conclui que estes indicadores permitem concluir que em 2014 as exportações totais alcancem "uma evolução positiva, com um abrandamento do crescimento dentro do que tem sido projectado".

 

Ver comentários
Saber mais AICEP INE exportações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio