Notícia
Actividade económica em abrandamento
O indicador de actividade económica abrandou em Abril e Maio, segundo o INE. Já o indicador de clima referente a Junho estabilizou, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
A síntese económica de conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicado esta terça-feira, 19 de Julho, dá conta de um abrandamento do indicador de actividade económica em Abril e Maio, e de uma estabilização do indicador que mede o clima económico.
Segundo o INE, "em Portugal, o indicador de actividade económica diminuiu em Abril e Maio, depois de ter estabilizado no mês precedente. O indicador de clima económico estabilizou em Junho, após ter aumentado nos três meses anteriores".
Os resultados da síntese de conjuntura estão influenciados pela desaceleração do consumo privado, pelo abrandamento do investimento (devido a contracção nos segmentos material de transporte e construção) e variações negativas no índice de volume de negócios da indústria, serviços e construção. A taxa de desemprego está estabilizada, mas a de criação de emprego diminuiu 0,6% face a Abril e 0,3% em termos homólogos.
O indicador de Actividade Económica é calculado pelo INE a partir dos índices de produção da indústria transformadora, de produção de bens intermédios e de volume de vendas no comércio a retalho, do consumo de energia eléctrica corrigido da temperatura, da vendas de combustíveis, cimento, veículos, pedidos e ofertas de emprego e de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros.
Já o indicador de Clima Económico é estimado a partir dos inquéritos de conjuntura à Indústria Transformadora, ao Comércio, à Construção e Obras Públicas e aos Serviços.