Outros sites Medialivre
Notícia

Mulheres representam dois terços dos 100 principais diretores de sustentabilidade da América do Norte

Executivos provêm de uma gama diversificada de indústrias, incluindo retalho, serviços e tecnologia, com uma receita anual superior a mil milhões de dólares e pelo menos cinco mil empregados.

11 de Julho de 2024 às 09:43
  • Partilhar artigo
  • ...

As mulheres representam dois terços dos 100 principais diretores de sustentabilidade (CSO, na sigla em inglês) da América do Norte, com 67 mulheres e 33 homens incluídos na lista divulgada pelo Instituto Futur/io, uma organização dedicada a fomentar a liderança na inovação sustentável a nível mundial. As empresas norte-americanas são a maioria, ocupando 91 posições, enquanto o Canadá tem nove empresas presentes.

Os executivos provêm de uma gama diversificada de indústrias, incluindo retalho, marcas de consumo, serviços e tecnologia, sublinhando a universalidade do desafio da sustentabilidade. A lista inclui empresas com sede nos EUA ou no Canadá, com uma receita anual superior a mil milhões de dólares e pelo menos cinco mil empregados.

"Queremos chamar a atenção para a importância destes líderes e para o papel dos CSO. Eles estão a desbravar novos caminhos na transição para futuros desejáveis em que o negócio e a sustentabilidade prosperam juntos, em sinergia" afirma Harald Neidhardt, CEO & Curador do Futur/io Institute. "Todos os anos, celebramos as OSC mais importantes da Europa durante a semana do Fórum Económico Mundial em Davos. Agora estamos a trazer os prestigiados CSO Awards para a Semana do Clima, em Nova Iorque, para homenagear os líderes de empresas nos Estados Unidos e no Canadá".

Para figurar na lista dos Top100, os executivos devem ser o mais alto representante da sustentabilidade da empresa ou grupo com um papel executivo, ocupar o cargo há pelo menos um ano e ser considerado um líder de pensamento.

O Prémio CSO centra-se nas grandes empresas onde as práticas de sustentabilidade têm maior impacto na redução das emissões e contribuem para mudanças inovadoras, ao mesmo tempo que enfrentam os maiores desafios.

As empresas de petróleo e gás não foram consideradas, num esforço em linha com a recente COP29 do Secretariado das Nações Unidas para o Clima (UNFCCC) para incentivar o rápido desinvestimento em combustíveis fósseis e indústrias com muitos recursos, explica o Instituto Futur/io em comunicado.

 

Para a lista foi compilada uma base de dados com o parceiro científico The Leonardo Centre on Business for Society da Imperial College Business School.

A lista dos Top 100 dos Prémios Futur/io CSO é o primeiro capítulo de uma iniciativa que tem como objetivo celebrar os principais responsáveis pela sustentabilidade da América do Norte.

Os Prémios Futur/io CSO América do Norte culminarão numa cerimónia de gala em Nova Iorque, a 23 de setembro, durante a Assembleia Geral da ONU e a Semana do Clima. Entretanto, o Instituto Futur/io reduzirá a lista dos Top100 a 20 nomes. Os três vencedores finais dos prémios serão anunciados na cerimónia de gala.

 

 

Mais notícias