Outros sites Medialivre
Notícia

EUA e Canadá elegem melhores diretores de sustentabilidade

Depois de distinguir profissionais de grandes empresas europeias, o galardão do Futur/io chega pela primeira vez à América do Norte. Os 20 finalistas já foram anunciados.

16 de Setembro de 2024 às 09:36
  • Partilhar artigo
  • ...

são conhecidos os 20 melhores diretores de sustentabilidade da América do Norte. São os finalistas dos Prémios CSO, organizados pelo Futur/io, instituto de inovação sustentável, que pela primeira vez vai distinguir os melhores diretores de sustentabilidade de grandes empresas dos EUA e Canadá.

Entre os 20 nomeados estão, por exemplo, os CSO da Colgate-Palmolive, Dell, Mastercard, Microsoft e da Starbucks.

Os vencedores serão anunciados durante a cerimónia de gala dos CSO Awards em Nova Iorque, a 23 de setembro, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas e a Semana do Clima de Nova Iorque, que decorre de 22 a 29 de setembro e reúne líderes empresariais, decisores políticos e representantes da sociedade civil de todo o mundo para impulsionar a ação climática.

"Os Prémios CSO celebram as pessoas que estão a promover a mudança no mundo empresarial", afirma Harald Neidhardt, CEO e Curador do Instituto Futur/io.

Também já é conhecido o júri que selecionará os três vencedores dos Futur/io CSO Awards North America. Inclui nomes de peso como John Elkington, conhecido como "o Padrinho da Sustentabilidade", Sandrine Dixson-Declève, copresidente do Clube de Roma, Vandinika Shukla, diretora-adjunta dos Programas Globais da Fundação Obama, Livio Scalvini, cofundador e diretor executivo do Leonardo Centre on Business for Society no Imperial College de Londres, e Niyanta Spelman, fundadora e CEO da Rainforest Partnership, entre outros.

"O objetivo de ter um júri nos nossos Prémios CSO é integrar o fator humano nos critérios de avaliação dos nossos Prémios CSO, o que pode ajudar a identificar e promover os CSO que não são apenas líderes de sustentabilidade eficazes, mas também empáticos, inovadores e capazes de promover mudanças positivas nas suas organizações e não só", acrescenta Harald Neidhardt.

Em julho, o Futur/io publicou uma lista das 100 melhores CSO da América do Norte, que incluía líderes de sustentabilidade de uma gama diversificada de indústrias, incluindo retalho, marcas de consumo, serviços e tecnologia.

A partir de uma base de dados que inclui todas as principais empresas dos EUA e do Canadá, os nomes mais relevantes foram selecionados utilizando um critério de modelo de quatro quadrantes, desenvolvido pelo Futur/io.

O modelo tem em consideração a maturidade dos comportamentos empresariais, o desempenho regulamentar em termos de critérios ambientais, sociais e de governação (ESG) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o impacto ambiental e humano e ainda um inquérito de autoavaliação.

Agora, os membros do júri acrescentarão o fator humano ao processo de seleção, utilizando os seus conhecimentos para escolher os três vencedores.

 

Os 20 nomeados para os Prémios CSO são:

Alan B Horowitz - Aramark

Alanna Boyd - Sun Life

Alison Taylor - Archer Daniels Midland Company

Ann Tracy - Colgate-Palmolive

Cassandra Garber - Dell

Ellen Jackowski - Mastercard

Emilio Tenuta - Ecolab

Emma Stewart - Netflix

Jeannie Renne-Malone - VF Corporation

Katharina Beumelburg - SLB Schlumberger Limited

Mary de Wysocki - Cisco

Meigan Terry - Scotiabank

Melanie Nakagawa - Microsoft

Michael Kobori - Starbucks

Renee Morin - Ebay

Robert Coviello - Bunge

Sarah Chapman - Manulife

Sophie Beckham - International Paper

Suzanne Dibianca - Salesforce

Victoria Emerick - Bristol Myers Squibb

 

A versão europeia dos Prémios tem lugar todos os anos durante a semana do Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça. 

 

 

 

Mais notícias