Opinião
Os soviéticos em Melides e a Ensitel na rede
Ainda a revolução de Abril de 1974 estava quente, quando alguém em Grândola se lembrou de passar a palavra de que os soviéticos se preparavam para invadir Portugal
Ainda a revolução de Abril de 1974 estava quente, quando alguém em Grândola se lembrou de passar a palavra de que os soviéticos se preparavam para invadir Portugal por mar, tendo escolhido a praia de Melides como local de desembarque.
Houve mesmo quem afiançasse ter visto tubos de periscópio a romperem as águas, para verificarem o que se passava em terra. Uma milícia formada na vila dirigiu-se para Melides, parcamente armada, mas disposta a lutar contra os invasores que, afinal, não existiam. Vem esta história a propósito das redes sociais. Tornaram-se moda e as empresas aderiram a elas, em alguns casos mais por um fenómeno mimético, do que por uma estratégia pensada e coerente. O caso da Ensitel, que ameaçou uma "blogger" com uma acção judicial, encaixa nesta moldura. A empresa teve uma "entrada de leão", descontente com uma crítica feita pela "blogger" ao atendimento numa das suas lojas, e uma "saída de sendeiro" depois das críticas geradas nas redes sociais, recuando na decisão. Esta última acção, sintomaticamente, foi comunicada através do Facebook.
Ou seja, a Ensitel falhou duplamente. Primeiro porque desprezou o poder da blogosfera, e depois porque se mostrou incapaz de gerir o assunto nas redes sociais. Para quem acha que o Facebooké apenas uma montra, a Ensitel mostrou que esta visão redutora é um logro. O Facebook é uma imensidão de mundos, onde se fazem escolhas e se criam e destroem reputações. Aceitar o desafio das redes sociais sem estar preparado para lidar elas é como montar uma espera aos soviéticos nas dunas da praia de Melides. Com uma agravante - além de hilariante, provoca feridas profundas e duradouras numa marca. Resta a consolação de que servirá de caso de estudo para mostrar o que não se deve fazer.
Houve mesmo quem afiançasse ter visto tubos de periscópio a romperem as águas, para verificarem o que se passava em terra. Uma milícia formada na vila dirigiu-se para Melides, parcamente armada, mas disposta a lutar contra os invasores que, afinal, não existiam. Vem esta história a propósito das redes sociais. Tornaram-se moda e as empresas aderiram a elas, em alguns casos mais por um fenómeno mimético, do que por uma estratégia pensada e coerente. O caso da Ensitel, que ameaçou uma "blogger" com uma acção judicial, encaixa nesta moldura. A empresa teve uma "entrada de leão", descontente com uma crítica feita pela "blogger" ao atendimento numa das suas lojas, e uma "saída de sendeiro" depois das críticas geradas nas redes sociais, recuando na decisão. Esta última acção, sintomaticamente, foi comunicada através do Facebook.
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