Opinião
"Value-Focused Thinking"
"Value-Focused Thinking" é um livro acerca dos processos de tomada de decisão.
Embora Ralph Keeney reconheça a existência de muitas obras sobre este assunto, não deixa de ser um tema de nicho e sobre o qual não se encontra muita bibliografia com uma linguagem acessível e capaz de gerar valor a públicos diversos.
O objectivo do livro é de ajudar o leitor a pensar acerca de "situações de decisão". No entanto, e este é um dos principais pontos de interesse da obra, por "situações de decisão" não se entendem apenas os momentos em que cada um se depara com a necessidade de escolher alternativas. Segundo o autor, focar em alternativas é uma forma muito limitada de pensar acerca de situações de decisão, por ser uma abordagem meramente reactiva e não proactiva. Quem desejar ter controlo mais completo sobre os seus processos de decisão, tem de influenciar as próprias situações de decisão. Deve, por isso, evitar contextos em que apenas pode escolher entra alternativas, construindo as próprias alternativas. Esta é a ideia central do livro. Faz-se a distinção entre "pensamento focado em valores", no qual se desenha um cenário ideal e trabalha-se para o alcançar, de "pensamento focado em alternativas" que é apenas escolher a melhor das alternativas previamente disponíveis.
Ralph Keeney coloca os "valores" no centro de todo o processo de pensamento estratégico que deve conduzir à definição de situações de decisão. Se os "valores" de cada um são o que mais nos importa, devem ser eles a força motriz dos processos de decisão, devendo as pessoas concentrarem-se no que lhes é mais importante. Portanto, os valores são mais importantes num problema de decisão do que as alternativas. O pensamento focado em valores consiste em duas actividades: primeiro decidir o que se quer e depois descobrir como o conseguir atingir. Ou seja, em vez de escolhermos entre o que nos e apresentado, devemos construir o nosso próprio leque de escolhas, influenciando a realidade. Parece óbvio, mas não é o que se faz na maior parte do tempo.
"Value-Focused Thinking" é uma obra que se destina a públicos muito diversos e é o próprio autor a explicar que, dependendo do interesse de cada um, pode não ser necessário ler todo o livro. No final do prefácio existe um guia que segmenta o livro e apresenta o que poderá ser mais importante para cada leitor. Sem dúvida uma atitude inteligente e até humilde por parte do autor.
*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com
O objectivo do livro é de ajudar o leitor a pensar acerca de "situações de decisão". No entanto, e este é um dos principais pontos de interesse da obra, por "situações de decisão" não se entendem apenas os momentos em que cada um se depara com a necessidade de escolher alternativas. Segundo o autor, focar em alternativas é uma forma muito limitada de pensar acerca de situações de decisão, por ser uma abordagem meramente reactiva e não proactiva. Quem desejar ter controlo mais completo sobre os seus processos de decisão, tem de influenciar as próprias situações de decisão. Deve, por isso, evitar contextos em que apenas pode escolher entra alternativas, construindo as próprias alternativas. Esta é a ideia central do livro. Faz-se a distinção entre "pensamento focado em valores", no qual se desenha um cenário ideal e trabalha-se para o alcançar, de "pensamento focado em alternativas" que é apenas escolher a melhor das alternativas previamente disponíveis.
"Value-Focused Thinking" é uma obra que se destina a públicos muito diversos e é o próprio autor a explicar que, dependendo do interesse de cada um, pode não ser necessário ler todo o livro. No final do prefácio existe um guia que segmenta o livro e apresenta o que poderá ser mais importante para cada leitor. Sem dúvida uma atitude inteligente e até humilde por parte do autor.
Autor: Ralph L. Keeney
Editora e Data: Harvard University Press
Frase: "Values are more fundamental to a decision problem than the alternatives"
Palavras Chave: "Values"; "Alternatives"; "Decision Situations"; "Decision Opportunities vs Decisiom Problems"; "Strategic Thinking"
Apreciação: ****
Editora e Data: Harvard University Press
Frase: "Values are more fundamental to a decision problem than the alternatives"
Palavras Chave: "Values"; "Alternatives"; "Decision Situations"; "Decision Opportunities vs Decisiom Problems"; "Strategic Thinking"
Apreciação: ****
*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com
Mais artigos do Autor
Rica Vida
15.07.2015
"Stop Talking, Start Doing"
30.06.2015
"Mastermind - Pensar como Sherlock Holmes"
20.05.2015
Os Desafios da Economia
05.05.2015
Indústria Futebol
07.04.2015