Opinião
O professor e o aluno
A foto oficial da primeira reunião entre o novo Presidente da República e o chefe do Governo é uma imagem marcante. Não apenas pela alteração de estilo mais visível – a passagem dos clássicos sofá e cadeirão para uma austera mesa de trabalho –, mas também
Cavaco numa posição confortável, distendido, pés na terra e mão na mesa; Sócrates direito, postura tensa, mãos enlaçadas e pés alinhados. É apenas uma imagem, a primeira, mas lembra o que parece – o professor e o aluno. Cavaco com um pragmático caderno A 4, Sócrates com uma agenda da moda. Numa mesa de trabalho que não deixa margem para dúvidas: o novo chefe de Estado não encara as reuniões de quinta-feira como meras conversas de salão, mas como momentos de partilha estratégica para a condução do país. «Acção, mais acção», pediu Cavaco no discurso de posse – que Sócrates fingiu não perceber. Para já, a moleza do sofá saiu de cena.
P.S. Miguel Vale de Almeida, fundador e dirigente do Bloco, abandonou o partido, argumentando precisar de «mais independência e mais liberdade». Pois é.