Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Explique-se sr. Presidente

Cavaco Silva já tinha mostrado estar preocupado com o próximo Orçamento. É saudável: com o Governo a aquecer os motores para as próximas eleições, as tentações são muitas. O problema é que Cavaco dá agora sinais de outro tipo de preocupação: espera que o Governo tome medidas para amenizar a crise económica e social que aí vem. De que medidas se trata? Apoios às empresas? Às famílias endividadas? Aos desempregados?

  • 3
  • ...
E, já agora, qual o impacte que essas ajudas terão no défice orçamental? Sobre isto, Cavaco nada disse.

O Presidente devia evitar intervenções como esta. Porque além de não esclarecerem nada, passam os sinais errados para o mercado. Qual o Cavaco que proferiu aquelas declarações? O economista, defensor de finanças públicas sãs? Ou o social-democrata (quem lhe chama liberal devia corar de vergonha) que se esforça por evitar rupturas sociais?

Não há mal nenhum que o Presidente se preocupe com a crise. O país até lhe agradece. Mas se quer falar sobre ela, explique cabalmente o impacte das medidas que sugere. E, já agora, esclareça se elas não "encorajam" o moral hazard: durante a fase dos juros baixos não faltaram avisos (de gente sensata) para os excessos de endividamento.

P.S. Os EUA ainda não perceberam, pelo menos até ao fecho desta crónica, que o sistema financeiro mundial (não apenas o americano) está preso por arames.

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio