Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
25 de Agosto de 2004 às 13:59

A medalha de Francis Obikwelu

Em vez de nos fazer inchar de orgulho, a medalha de prata de Francis Obikwelu enche Portugal de vergonha.

  • ...

Porque Obikwelu não representa o sucesso da política nacional de desporto, representa o seu desastre.

Obikwelu não é fruto de uma sociedade que aposta e que se empenha continuadamente, é fruto do esforço tenaz de um indivíduo aparentemente destinado a ser ninguém. E, apesar das circunstâncias, não é Obikwelu quem apanha boleia de Portugal, é Portugal que vai de boleia com Obikwelu.

A descoberta do fenómeno Obikwelu faz-nos recordar a história da descoberta do fenómeno Joaquim Agostinho. Um porque corria todos os dias às portas do estádio do Belenenses e acabou por dar nas vistas, o outro porque todos os dias pedalava na sua pasteleira de enxada às costas e andava mais rápido que os profissionais que com ele se cruzavam na estrada. Mais de 30 anos depois de Joaquim Agostinho, Obikwelu veio provar que Portugal vive muito da sorte e pouco do investimento. Se não fosse assim, Obikwelu não viveria em Espanha para se preparar para estes Jogos Olímpicos.

Mas se a medalha de prata de Obikwelu nos envergonha também nos ilumina. Porque ajuda a explicar melhor a dupla vitória da Grécia e a dupla derrota de Portugal.

A Grécia não só venceu o Euro 2004 como bateu Portugal, em casa. A Grécia não só organizou os Jogos Olímpicos deste ano, uma organização incomparavelmente mais notável e exigente que a do Euro 2004, como está a conquistar medalhas atrás de medalhas.

Ao contrário, Portugal deslumbrou-se com a organização do Euro 2004 mas não o conseguiu vencer. E, entretanto, chegou aos Jogos Olímpicos para ser humilhado na modalidade onde afunilou todo o dinheiro, todos os recursos, todas as apostas, todo o prestígio.

Antigamente, Portugal era o penúltimo nos «rankings» sócio-económicos. A Grécia lá estava em último para nos salvar a face. Mais recentemente, Portugal foi ultrapassado pela Grécia.

A medalha de Francis Obikwelu está aí para nos explicar porquê.

Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio