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[434.] Optimus

A nova campanha da Optimus usa a ligação entre as pessoas e a sua expressão física na multidão feliz para cimentar as percepções nacional e de topo da marca.

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A nova campanha da Optimus usa a ligação entre as pessoas e a sua expressão física na multidão feliz para cimentar as percepções nacional e de topo da marca.

No slogan "o que nos liga é Optimus", a palavra-chave é "liga", a ideia de que nós, os observadores, estamos juntos através da marca. A ligação, a possibilidade de comunicar, é fundamental para os indivíduos combaterem o maior terror que os assola, a solidão. Essa função coincide com os serviços da empresa, proporcionar a comunicação interactiva, o que é muito bem aproveitado nesta campanha.

O anúncio de TV foi realizado em Lisboa, com a Baixa-Chiado como cenário inicial, e apresenta-se como uma banda sonora de um tema dos Beatles, "All Together Now" (1969). A simplicidade da letra sugere a ligação crescente entre pessoas, através da enumeração de números, letras e cores, juntamente com o amor. Começa assim: "Um, dois, três, quatro / Há mais um bocadinho pra mim? / Cinco, seis, sete, oito, nove, dez, amo-te". O refrão diz apenas "All together now", "Agora todos juntos", adaptando-se aos objectivos da campanha da Optimus.

Nas imagens televisivas, vão-se juntando jovens nas ruas, numa efervescência colectiva de Carnaval, não faltando mascarados, no que parece uma referência ao universo onírico do filme "Yellow Submarine", em que a canção estreou. O anúncio começa com um jovem adulto ouvindo no "smartphone" a canção, que se vai contagiando a toda a gente. Quase todos os indivíduos mostrados são adolescentes ou jovens que se juntam numa marcha festiva pela Baixa. Um homem num café e umas crianças saltando à corda não estão na multidão excepto ao juntarem-se à canção.

Dali, passam para um estádio de futebol - sempre ele e a sua função de ligação -, onde a multidão faz a onda com o novo slogan da Optimus. O jogo, ali, só tem uma equipa, a marca. A imagem do estádio passa para um velho televisor num acampamento de um festival de música para jovens, no Alto da Bela Vista, onde um grupo termina a canção em uníssono com a multidão. O anúncio vai mostrando, sem sublinhar, serviços de som e imagem prestados pela Optimus.

A sucessão de referências é conhecida de outras campanhas: indivíduos isolados, mas a ligarem-se, música, festa nas ruas, carnavalização, efervescência colectiva, futebol, festivais. O ambiente é de felicidade individual e colectiva em festa, mesmo quando se vai a caminho ou já no trabalho. A inversão do mundo, que em séculos passados se operava apenas no Carnaval, é hoje uma imanência das visões da vida, a começar pela da publicidade. Quem não quer estar sempre feliz, como uma criança, e a sonhar em imergir numa multidão em festa?

Este universo onírico, propriamente infantil, completa-se pela escolha da canção dos Beatles. Segundo Paul McCartney, "All Together Now" é uma canção infantil para cantar em conjunto, pedindo à audiência para se juntar, como se faz nos espectáculos populares. Também por isso, a escolha deste tema para o anúncio foi perfeita.

Há elementos nacionais que não escapam à observação: Lisboa, capital, simboliza o país; o ambiente geral, moderno e "fashion", acumula um travo de portugalidade. A mesma simbiose de modernidade e portugalidade aparece nos anúncios exteriores da campanha: uma série de objectos de intenção artística inovam de mupi para mupi o slogan "O que nos liga é Optimus". O slogan é transformado em arte. Um objecto é assinado por Joana Vasconcelos, a actual rainha das indústrias criativas nacionais, outro por João Manzarra, o apresentador ídolo da juventude mais arejada, etc. São artistas nacionais, mas identificados com valores partilhados pela geração global para quem as fronteiras são riscos no mapa que apenas servem para nos dar um cantinho onde estejamos... ligados entre nós e ao mundo.


ect@netcabo.pt

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