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[229] VW, Vichy, Lion of Porches, Dinh Van

De vez em quando é preciso fazer um ponto de situação do equilíbrio entre Adão e Eva na publicidade: por onde andam os machos, e as fêmeas? Quem anda por cima, quem anda em baixo? Quem manda?

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“Força Portugal!” Caramba, falta a vírgula mas não faz mal! O apoio da Volkswagen à Selecção Nacional de Rugby durante o Campeonato Mundial não fez a coisa por menos. A virilidade do jogo transferiu-se para a marca. Lá vai ele, um Lobo, correndo pela página inteira com a bola na mão e o logótipo da marca na manga. A frase final deseja “força” aos jogadores e termina de forma invulgarmente religiosa: “Força Lobos, a Volkswagen está convosco”. Amen.

Noutro anúncio da Volkswagen, completa-se a narrativa. O Passat aparece num relvado ao lado duma baliza de rugby. Graças a Deus, a virilidade dos jogadores já se transferiu todinha para a máquina. Diz a frase: “Um carro com H grande”. Mais do que para Lobos, um carro para lobisomens. Um carro para “Homem”, portanto. Não um carro para “mulHer”, apesar de a palavra mulher ter um H entre as pernas do L e do E. Deve ser um H de carro.

Mas, pergunto-me, os homens com H grande usam cremezinhos na carinha para ficarem sem rugas? Claro! É que a “pele dos homens”, diz um anúncio de Reti-Fill da Vichy, está “impregnada de testosterona”, a hormona produzida nos homens pelos testículos. Coisa séria! “A testosterona é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas normais, sendo também importante para a função sexual normal e o desempenho sexual”, informa a Wikipédia. As rugas profundas são, portanto, um assunto altamente masculino: diz o anúncio que a “pele dos homens enruga-se menos rapidamente”, nisso não é cá como a das mulheres, mas, oh!, enruga-se “mais profundamente”. Tudo por causa de estar “impregnada” – o que quer que isso seja – de testosterona. O homem com H grande (e com carro, já agora) não pode alhear-se da sua testosterona. Tem que “preencher as rugas profundas” com o produto da Vichy. Aliás, ele foi testado “em 41 indivíduos”, algures no Panamá, Filipinas ou ilhas Fiji o anúncio não diz onde nem quando... nem diz se os indivíduos testados tinham todos a pele “impregnada em testosterona”, isto é, se eram todos homens...

Um verdadeiro macho é esta mulher num novo anúncio da Lyon of Porches. Em pose construída em computador, ela avança tipo “dominatrix”, toda de preto, com luva e alguma coisa em cabedal. Avança audaciosa para o rapazolas amedrontado que se encosta a uma parede na rua, cheio de medo dela e do leão (o lion de Porches?) que a “dominatrix” traz pela trela e que, horror!, o ameaça à altura dos produtores masculinos da testosterona! Mariquinhas, é o que ele é! Não querem lá ver que, à frente dele, que não dela, o chão está cheio de petalazinhas de flores? Mas porquê? Homem com H pequeno!

O que precisamos é de mais homens com H grande, como esta outra rapariga no anúncio do joalheiro Dinh Van. Ó pra ela, parece que está no relvado entre os Lobos! Mas não, ela está numa “manif”, quem sabe se de operários metalúrgicos parisienses. É uma autêntica menina-guerreira, mas vá lá, pacífica, está na Rue de la Paix. “Não às convenções”, diz a frase, “Sim à impertinência”. É isso mesmo! Usa jóias impertinentes e... porreiro, pá!

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