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Filipe Garcia - Economista 24 de Fevereiro de 2015 às 20:50

"Lessons from the top"

Somos assim tão superficiais? Esta é a pergunta que me ocorre após a leitura de "Lessons from the top", um livro que fala sobre a importância de saber contar histórias.

 

Gavin Esler, o autor, é também ele um contador de histórias - a maioria dos seus livros é de ficção. O seu percurso como jornalista tem-no levado a conhecer pessoalmente alguns dos principais líderes mundiais ou, pelo menos, a lidar com vários membros das respetivas equipas de trabalho. A principal conclusão a que chegou é muito clara: todos os líderes contam histórias que são essenciais ao seu processo de ascensão, ao poder que detêm e à sua capacidade de controlar os outros.

 

O autor explica-nos que para inspirar, influenciar e convencer, todos os líderes têm de conseguir contar três histórias: "Quem sou eu?", "Quem somos?" e "Qual o nosso propósito comum?". Por se tratar de um factor-chave na comunicação, as narrativas em torno destas perguntas são normalmente construídas com todo o detalhe e com recurso a profissionais. As histórias parecem autênticas… mas não são. Há dezenas de exemplos ao longo do livro que ajudam a suportar a tese, na sua maioria casos de sucesso. A maior parte das situações ocorreu na primeira década do século, o que já permite analisar de forma mais distante.

 

Gavin Esler explica que os líderes de sucesso definem o seu objetivo de forma muito precisa - um passo crucial - para depois seguirem o caminho habitual de construir uma estratégia e implementar as respetivas táticas. Tudo isto é feito enquanto pensamos que estão a ser autênticos, sinceros e transparentes.

 

Compreendermos o que está por detrás de mensagens construídas por políticos, CEO e outros líderes, leva-nos a pensar que talvez vivamos mais num mundo de aparências do que verdadeiro. E, o pior, é que aparentemente os líderes não podem agir de outra forma porque para comunicar com os seguidores não basta ter conteúdo - é aliás secundário. A forma é indispensável e tende a ser muito mais importante. É por isso que este livro acaba por ser particularmente cínico, mesmo que não fosse esse o objetivo do autor.

 

Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

 

Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

 

Autor: Gavin Esler

Editora e Data: 2012 - Profile Books (Paperback edition 2013)

Frase: "Language a Key Mechanism for Control"

Keywords: "Stories"; "Star Moments"; "Earwigs"; "Dog-whistle words"; "The Power of New"; "Objective > Strategy > Tactics"

Apreciação: ***

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