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[625.] Os 28 anúncios de um intervalo televisivo

Uma visita aos intervalos publicitários na TV assinala o regresso do consumismo: a grande maioria dos anúncios refere-se a produtos de segunda, terceira ou quarta necessidade.

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Escolhi um intervalo ao acaso (SIC, 23 de Agosto, no meio do "Jornal da Noite"), com quase 12 minutos. Além de quatro autopromoções e dos quatro patrocínios comerciais do seu reality show "Ídolos", incluiu 28 reclames.

 

Houve 12 de produtos de higiene e beleza, dos quais cinco promoveram produtos para o cabelo, três anunciaram cremes para a pele e um promoveu duche de banho (embora o anúncio de Palmolive Aroma Sensations não o identifique como tal). Houve ainda reclames do antifúngico Canespor, dos preservativos Durex e do perfume para homem AXE Black.

 

Este último teve a mensagem símbólica mais interessante de todo o intervalo, merecendo um parêntesis. A câmara, isto é, o observador, avança por entre homens de fato que atiram notas de dinheiro ao ar e acaba por esbarrar numa parede de tijolo. O cenário sugere os dos concursos do formato "Shark Tank". Logo no início do plano, uma bela mulher passara à frente da câmara (e do observador), mas a câmara não se deteve nela, seguiu em direcção aos homens e à parede, obcecada pelo dinheiro e terminando no vazio, ou pior, como que batendo na parede. A voz off diz: "Num mundo de mais, mais e mais, que tal tentar um pouco menos?" Passamos para lá da parede e a voz off acrescenta: "Que tal tentar um pouco menos?"

 

Quer dizer, que tal trabalhares menos, para quê esfalfares-te a trabalhar? Encolhe os ombros e vira costas à luta profissional. E, atravessada visualmente a parede, é de costas que surge um homem jovem: dirige-se a uma mesa e aplica o perfume. O anúncio contrapõe a capacidade de atracção erótica à sociedade capitalista que obriga a trabalhar cada vez mais. A mensagem diz ao homem jovem: mais vale desistires da concorrência profissional e preparares-te com o AXE para a concorrência nas conquistas amorosas. Esquece o sucesso profissional, pensa antes no sucesso amoroso.

 

Volto ao intervalo. Os seis reclames de comida, um quinto do total, disseram respeito a produtos industriais: Gelatina Alsa com pedaços de fruta, Panrico sem Côdea, Molhos Knorr em Cubo, refrigerantes Sumol, iogurte da Nestlé Mix & Smarties e molho de tomate Calvé. Todos estes produtos são de segunda ou terceira necessidade.

 

As grandes superfícies comerciais são dos maiores anunciantes na TV. Alguns dos seus seis reclames neste intervalo orientaram-se para campanhas ou produtos específicos. O Intermarché anunciou os seus combustíveis. A Media Markt falou dos seus "Dias Vermelhos" de preços baixos, singularizando um televisor Samsung. O Continente mencionou preços baixos, mas singularizou no fim o leite da marca Continente. A Maxmat, com dois anúncios no intervalo, promoveu um concurso com sorteio de uma mota e de um automóvel Mini e, no outro, singularizou dois móveis de casa de banho. A IKEA  foi a única grande superfície a apresentar um anúncio "generalista", todo ele baseado no "coração" e no "amor".

 

De telecomunicações, só este presente a Meo, anunciando uma oferta estival de smartphone e Internet. Houve um anúncio à estreia do filme Hitman, outro ao site Expresso Emprego e um reclame institucional da Chicco à sua campanha de donativo de uma unidade neonatal a um hospital.

 

Em resumo: 12 anúncios de produtos de higiene e beleza (43%); seis anúncios de produtos secundários da indústria alimentar (21%); seis anúncios de grandes superfícies (21%); e quatro anúncios de outras categorias (14%). A lista de produtos indica que a crise da troika abalou daqui. 

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