Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

S&P sobe "rating" do BCP para quarto nível de lixo

A agência de notação financeira elevou a classificação da dívida de longo prazo do Millennium bcp de "B" para "B+". No entanto, retirou a vigilância positiva e passou a perspectiva para negativa.

Miguel Baltazar/Negócios
29 de Julho de 2014 às 17:33
  • 21
  • ...

A Standard & Poor’s subiu o "rating" da entidade liderada por Nuno Amado, do quinto para o quarto nível de "lixo". A justificar está a conclusão do aumento de capital anunciada no passado dia 22 de Julho, justifica a agência no seu relatório.

 

"A nossa decisão reflecte a convicção de que o Millennium bcp reforçou a sua liquidez após a bem sucedida conclusão do aumento de capital no valor de 2,2 mil milhões de euros. Acreditamos que o banco conseguirá sustentar um nível de capital confortavelmente acima do nosso limiar mínimo para uma avaliação de ‘capital fraco’ (ou seja, um rácio de capital -ajustado ao risco – de 3%)", sublinha a agência.

 

De acordo com os cálculos da S&P, "o aumento de capital deve melhorar a nossa estimativa para o rácio de capital ajustado ao risco, para cerca de 4% [contra uma estimativa anterior de 2,1%]".

 

"Apesar de prevermos que o banco continuará a reportar prejuízos este ano, devendo regressar aos ganhos apenas em 2015, estamos confiantes que o BCP conseguirá manter um rácio de capital ajustado ao risco na ordem dos 3,5%.4% nos próximos 12 a 18 meses", acrescenta.

 

A par com a subida da notação, a S&P retirou a "vigilância com implicações positivas" que tinha atribuído no dia 7 de Julho, tendo anunciado um "outlook" negativo.

 

Segundo a agência, a perspectiva negativa reflecte a possibilidade de esta subida em um nível, da dívida de longo prazo, poder ser retirada no final de 2015. É que este aumento de ‘B’ para ‘B+’ deve-se "ao extraordinário apoio do Governo ao banco" mas, no final de 2015, se a agência perceber que esse apoio se tornará menos previsível - quando o regime de resolução entrar em vigor, em linha com a recente directiva da UE nesse sentido - então poderá cortar de novo a classificação do banco.

 

Por outro lado, "podemos rever o ‘outlook’ para ‘estável’ se considerarmos que o potencial apoio governamental extraordinário aos credores seniores não garantidos do Millennium bcp se mantém inalterado, mesmo após a implementação da directiva da União Europeia", diz o relatório da S&P.

 

(Notícia actualizada às 17h50)

Ver comentários
Saber mais Standard & Poor's BCP Nuno Amado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio