Notícia
Portugal volta ao mercado na próxima quarta-feira
O IGCP vai realizar dois leilões de curto prazo na próxima quarta-feira, depois de ter realizado uma emissão a cinco anos na última quinta-feira. As emissões serão a três e 12 meses e pretendem captar até 1.250 milhões de euros.
Portugal vai financiar-se a curto prazo na próxima semana, com o IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública) a fixar entre 1.000 e 1.250 milhões de euros o montante total.
“O IGCP vai realizar no próximo dia 15 de Janeiro pelas 10h30 dois leilões das linhas de bilhetes do Tesouro com maturidades em 18 de Abril de 2014 e 23 de Janeiro de 2015, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros”, revela o IGCP em comunicado emitido esta sexta-feira, 10 de Janeiro.
Na quinta-feira, 9 de Janeiro, Portugal realizou uma emissão de obrigações a 5 anos, tendo a operação sido considerada um "sucesso" por vários responsáveis. Os analistas admitem mesmo que Portugal possa sair do programa de ajuda financeira como a Irlanda, ainda que o cenário central continue a ser de um programa cautelar. O programa de resgate português termina em Maio.
Portugal emitiu 3,25 mil milhões de euros em obrigações a cinco anos, tendo pago uma taxa de juro de 4,657%, o que significa que conseguiu reduzir o custo de financiamento face à última emissão comparável, que decorreu em Maio do ano passado.
(Notícia actualizada às 18h38)