Notícia
Diogo Teixeira: "Este era o momento para emitir dívida"
Diogo Teixeira, administrador da gestora de activos Optimize acredita que "este era o momento" para emitir dívida pública. Mas alerta que os grandes investidores só vão voltar a investir em obrigações do tesouro portuguesas quando o rating da República melhorar.
“Este era o momento para emitir dívida”, diz Diogo Teixeira, administrador da gestora de activos Optimize.
Em declarações ao Negócios, o analista de mercados, considerou a operação de colocação de dívida portuguesa positiva, desde logo porque “teve uma procura extremamente forte”, tendo superado em três vezes a oferta. Portugal conseguiu também uma taxa ligeiramente inferior à que conseguiu na última emissão semelhante há um ano.
“Em termos de spread as condições de financiamento de Portugal melhoraram cerca de 50 pontos base nestes 12 meses, o que significa que temos vindo a melhorar a nossa posição de financiamento junto dos investidores”, explica.
Diogo Teixeira diz que há a percepção no mercado de que houve uma viragem mas para ele Portugal ainda tem um problema para resolver de forma a atrair os grandes investidores. Chama-se rating.
“O problema de Portugal é que ainda continua, pelo menos do lado das agências de rating, a ser considerado uma dívida de alto risco. Muitos investidores (seguradoras, fundos de pensões) que estão por regra limitados nesse tipo de investimentos ou não podem, ou só podem vir de forma mínima a este tipo de colocação”, diz o administrador da Optimize.
Diogo Teixeira acredita que o “upgrade” do rating de Portugal pode ocorrer no final de 2014.