Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s revê "rating" português já no final da semana

A Moody’s, que tem a notação para a dívida nacional a um nível de sair de "lixo", é a primeira a pronunciar-se sobre a qualidade das obrigações portuguesas no novo ano. A Standard & Poor’s e a Fitch só actualizam a notação em Março.

Miguel Baltazar/Negócios
05 de Janeiro de 2015 às 12:02
  • 9
  • ...

A Moody’s vai ser a primeira agência de notação financeira a avaliar a qualidade da dívida portuguesa neste novo ano. A primeira actualização está marcada já para esta sexta-feira, 9 de Janeiro, sendo que haverá mais duas até ao final de 2015. Na Standard & Poor’s, as obrigações do Tesouro estarão sob reavaliação em Março e Setembro.

 

Tal como aconteceu em 2014, também este ano Portugal é um dos primeiros países a ver a sua avaliação creditícia revista pelas agências de "rating", a par da Alemanha. A Moody’s agendou para 9 de Janeiro a possibilidade de apresentar uma revisão à notação para a dívida nacional, isto depois de no ano passado, em Julho, ter afirmado que iria esperar por uma maior "visibilidade" sobre o que fará o próximo governo em termos de consolidação orçamental, e por uma tendência clara de descida da dívida pública para novas alterações.

 

Em 2014, a Moody’s elevou o "rating" de Portugal em dois níveis. Está, actualmente, em Ba1, com uma perspectiva "estável", a um nível de poder sair de "lixo". O "rating" nacional foi revisto em alta por duas vezes por parte desta agência ao longo do ano passado, sendo que desde Julho que a Moody’s não faz qualquer actualização à avaliação do risco português.

 

Depois desta primeira data, que acontece logo na primeira semana completa do novo ano, a Moody’s poderá voltar a pronunciar-se sobre a dívida nacional a 8 de Maio e a 4 de Setembro. A seguir a esta primeira data da Moody’s surge a Standard & Poor’s. A agência colocou duas datas no calendário, 20 de Março e 18 de Setembro, em que poderá rever a avaliação feita às obrigações do Tesouro português.

 

Na última actualização realizada, a Standard & Poor’s manteve a notação em "BB", o que corresponde ao segundo nível de "lixo" – categoria em que o investimento na dívida portuguesa é considerado especulativo. A perspectiva ficou "estável". Esta perspectiva "equilibra as nossas previsões de melhorias no mercado laboral e nas finanças públicas com os riscos de uma menor procura externa, de uma demorada desalavancagem do sector privado e das persistentes pressões deflacionistas", realçou a agência.

 

Além da Moody’s, da Standard & Poor’s, também a Fitch já divulgou o seu calendário para a actualização dos "ratings" soberanos, incluindo o de Portugal. A primeira data é 27 de Março, seguinda de 25 de Setembro. Havia grande expectativa quanto à possibilidade de ser a Fitch a primeira a retirar o país de "lixo", em Outubro, mas isso não aconteceu: manteve a notação financeira da dívida portuguesa em "BB+", reiterando também a perspectiva ("outlook") que já estava positiva.

 

Veja o calendário das agências para Portugal:

9 de Janeiro: Moody’s

20 de Março: Standard & Poor’s

27 de Março: Fitch

8 de Maio: Moody’s

4 de Setembro: Moody’s

18 de Setembro: Standard & Poor’s

25 de Setembro: Fitch

Ver comentários
Saber mais rating agências dívida crédito lixo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio