Notícia
Moody’s: “Operação de troca foi claramente um sucesso para Portugal”
“A operação de troca foi claramente um sucesso para as autoridades portuguesas, com um montante significativo de obrigações trocado”, diz a agência Moody’s. Investidores estão “mais confortáveis” em investir na dívida nacional.
A Moody’s diz que “a operação de troca [de terça-feira] foi claramente um sucesso para as autoridades portuguesas, com um montante significativo de obrigações trocado”.
Em declarações ao Negócios, Kathrin Muehlbronner, vice-presidente sénior de análise de crédito, afirma que o resultado “é uma clara indicação de que os investidores estão a tornar-se mais confortáveis com o investimento em dívida portuguesa em períodos mais longos”.
Além disso, a analista assinala que “a suavização do calendário de reembolsos é um factor positivo para o risco de crédito” do País.
A Moody’s subiu recentemente a perspectiva para o “rating” de Portugal de “negativa” para “estável”, ainda que a notação continue abaixo de "grau de investimento".
“Uma das razões [para a revisão em alta do "outlook"] foi a cada vez melhor posição de liquidez do Tesouro português e, por outro lado, que a probabilidade de uma reestruturação da dívida pública detida por privados era cada vez menor”, afirma agência. "A operação de troca bem sucedida é mais uma prova desta visão”, conclui.
Com a troca de perto de 2,5 mil milhões de euros de obrigações que venciam em 2014 por títulos de dívida com maturidades em 2017 e 2018, o Tesouro português garantiu ontem as necessidades de financiamento para o próximo ano. Agora falta construir uma almofada de segurança que descanse os investidores para os riscos que o País enfrenta – e ao mesmo tempo emitir dívida a cinco e 10 anos nos próximos meses para confirmar um regresso regular do Tesouro português aos mercados e garantir o acesso a um programa cautelar.