Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor a 3 meses desce pela primeira vez abaixo de 0,1%

O indexante do crédito à habitação atingiu um novo mínimo histórico, aproximando-se da nova taxa de juro de referência do Banco Central Europeu, que foi cortada para 0,05% na quinta-feira.

08 de Setembro de 2014 às 12:13
  • 4
  • ...

A Euribor a três meses recuou 1 ponto base na sessão desta segunda-feira, baixando da fasquia de 0,1% pela primeira vez. A taxa, que é uma das mais utilizadas como indexante do crédito à habitação em Portugal, fixou-se esta segunda-feira em 0,094%, recuando face aos 0,104% da passada sexta-feira.

 

Na última sessão a taxa recuou 4,5 pontos base, face aos 0,149% que marcava na quinta-feira, dia em que o Banco Central Europeu anunciou um corte surpresa na taxa de referência, de 0,15% para 0,05%.

 

Nas restantes maturidades a tendência da taxa foi também de queda. A Euribor a um mês caiu de 0,019% para 0,013% e o indexante a seis meses baixou 0,7 pontos base, para 0,196%. No prazo mais longo (12 meses) a queda foi de 0,8 pontos base para 0,366%.

 

Na Euribor a 3 meses a queda de hoje foi a 25ª consecutiva. Já a Euribor a 6 meses desceu pela 11ª sessão.

 

A descida destas taxas reflecte o corte dos juros anunciado por Mario Draghi na quinta-feira, que apanhou o mercado de surpresa. A taxa de referência recuou 10 pontos base para 0,05%, com o BCE a adoptar uma postura mais agressiva no combate à baixa inflação e abrandamento económico na Zona Euro.

 

Além de cortar a taxa de juro de referência para um novo mínimo histórico e de reduzir a taxa de juro sobre os depósitos para -0,2%, a autoridade monetária anunciou também a compra de títulos de dívida titularizada.

 

A queda das Euribor tem impacto positivo nas prestações do crédito à habitação dos portugueses, sendo que em variados produtos de poupança que estão indexados às Euribor, como é o caso dos certificados de aforro, o impacto é negativo. 

Ver comentários
Saber mais Euribor juros BCE Banco Central Europeu Mario Draghi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio