Notícia
BCE avança com programa de compra de dívida titularizada
O banco central vai intervir no mercado de dívida titularizada, numa tentativa de estimular o crédito às empresas na Zona Euro. O BCE não fecha a porta a "mais medidas não convencionais". Euro cai para mínimos de mais de um ano.
Mario Draghi anunciou esta quinta-feira que o BCE vai avançar com um programa de compra de dívida titularizada ("asset backed securities"), propondo-se a intervir neste mercado com a aquisição de activos "simples e transparentes".
O objectivo é "facilitar os fluxos de crédito", num plano que "surge na sequência da intensificação do trabalho preparatório nesta matéria". Fora noticiado nas últimas semanas que o BCE havia contratado a BlackRock para preparar este programa.
"Em paralelo", o BCE avançará também com "um novo programa de "covered bonds", essencialmente dívida hipotecária.
As duas medidas, a par da descida da taxa de juro directora anunciada esta quinta-feira, para 0,05%, "vão ter um impacto significativo no nosso balanço". Haverá mais detalhes sobre cada um dos programas após a próxima reunião mensal do Conselho de Governadores, em Outubro.
Mario Draghi acredita que estas medidas, "à medida que o seu efeito chega à economia, contribuirão para que a taxa de inflação se aproxime do objectivo" de 2%. Em Agosto, a taxa homóloga estava nos 0,3%, segundo o Eurostat.