Notícia
Draghi: "Alguns governadores do BCE quiseram fazer mais. Outros menos"
A decisão sobre a taxa de juro não foi unânime. Quanto aos programas anunciados, "alguns governadores quiseram fazer mais, outros menos".
O BCE anunciou a descida da taxa de juro de referência e da taxa dos depósitos e anunciou dois programas de compra de activos, de dívida titularizada e hipotecária. Houve uma "maioria confortável" que aprovou estes programas, disse Draghi, adiantando que a decisão sobre a taxa de juro "não foi unânime".
Mas Draghi asseverou, contudo, que se o Conselho de Governadores considerar "necessário", poderá haver novas medidas não convencionais. Em particular, um programa de compra generalizada de activos, incluindo dívida pública, foi discutido nesta reunião, reconheceu Draghi.
"O 'quantitative easing' (expansão monetária através da compra generalizada de activos) foi discutido", disse o presidente do BCE.
Face aos dois programas que foram anunciados esta quinta-feira, "alguns governadores quiseram fazer mais, outros queriam menos". "A nossa proposta acaba por ser um ponto médio".
Draghi repetiu as declarações proferidas em Jackson Hole, denotando uma deterioração de alguns indicadores de mercado (incluindo os da inflação) ao longo do mês de Agosto. Estes desenvolvimentos levaram o BCE a avançar com os novos programas de estímulo.
Mario Draghi anunciou esta quinta-feira que o BCE vai avançar com um programa de compra de dívida titularizada ("asset backed securities"), propondo-se a intervir neste mercado com a aquisição de activos "simples e transparentes".
O objectivo é "facilitar os fluxos de crédito", num plano que "surge na sequência da intensificação do trabalho preparatório nesta matéria". Fora noticiado nas últimas semanas que o BCE havia contratado a BlackRock para preparar este programa.
"Em paralelo", o BCE avançará também com "um novo programa de "covered bonds", essencialmente dívida hipotecária.
As duas medidas, a par da descida da taxa de juro directora anunciada esta quinta-feira, para 0,05%, "vão ter um impacto significativo no nosso balanço". Haverá mais detalhes sobre cada um dos programas após a próxima reunião mensal do Conselho de Governadores, em Outubro.