Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha coloca dívida a dez anos abaixo de 2% pela primeira vez

O Tesouro espanhol colocou 3.511,36 milhões de euros em obrigações de dívida espanhola beneficiando de uma taxa de juro associada que pela primeira vez se situa abaixo dos 2%, na maturidade a dez anos, e de 1% a cinco anos.

04 de Dezembro de 2014 às 13:49
  • 1
  • ...

O Tesouro espanhol colocou, esta quinta-feira, um total de 3.511.36 milhões de euros de dívida, superando assim o objectivo que se situava entre 2.500 e 3.500 milhões de euros e beneficiando de taxas de juro historicamente baixas tanto a cinco como a dez anos, escreve o jornal El Mundo.

 

Neste leilão de dívida, o Tesouro espanhol garantiu, pela primeira vez, uma taxa de juro abaixo de 2% nas obrigações a dez anos. A taxa de juro média passou assim de 2,123% para 1,840%. Também a cinco anos a taxa de juro foi pela primeira vez inferior a 1%.

 

É também a primeira vez, desde Maio de 2010, que Espanha consegue realizar um leilão de dívida a dez anos em que a taxa de risco oferecida aos investidores, comparativamente com o "spread" da dívida alemã, fica abaixo dos 110 pontos base. 

 

O El Mundo escreve ainda que apesar de o Ministério da Economia já ter atingido o objectivo para as emissões de 2014, em Dezembro irão ser realizados novos leilões de forma a aproveitar as actuais condições favoráveis do mercado, o que permite reduzir as necessidades de financiamento em 2015. Como tal, em Dezembro vão realizar-se mais três leilões de dívida espanhola.

 

Neste momento, as taxas de juro associadas à dívida espanhola negociada nos mercados secundários segue a subir em praticamente todas as maturidades, excepção feita na maturidade a seis meses.

 

No prazo a cinco anos a "yield" sobe 3,5 pontos base para 0,979% enquanto a dez anos a taxa de juro sobe 4,6 pontos base para 1,879%. 

Ver comentários
Saber mais Espanha Tesouro Taxa de Juro Leilão da Dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio