Notícia
Ursula von der Leyen admite procedimento de infração contra Alemanha
Em resposta a um eurodeputado alemão, a também alemã Ursula von der Leyen admitiu abriu um expediente de infração contra a Alemanha por causa da sentença do Tribunal Constitucional contra o programa de compra de ativos do BCE.
Esta possibilidade foi admitida pela própria presidente da Comissão, a alemã Ursula von der Leyen, em resposta a uma pergunta do eurodeputado alemão Sven Giegold, do grupo parlamentar dos Verdes. Segundo conta o EL País, "para grande surpresa do eurodeputado", von der Leyen respondeu este sábado à pergunta, em apenas duas horas, quando, escreve o El Pais, a Comissão costuma demorar semanas ou mesmo meses a responder aos parlamentares.
Bruxelas considera, assim, que o veredicto do TC alemão, um tribunal nacional, invadiu as competências comunitárias e, sobretudo, dependendo da execução da sentença poderia violar o Tratado europeu.
"Estamos a analisar os possíveis próximos passos, incluindo os procedimentos de infração", respondeu Urusula von der Leyen, que salienta que o tribunal de Justiça europeu tem "sempre" a última palavra sobre o direito comunitário.