Notícia
Moreira Rato convidado para criar agência de dívida no Kuwait
O antigo presidente do IGCP, João Moreira Rato, foi contratado para criar uma agência de gestão de dívida no Kuwait, avança o Diário de Notícias.
Os Estados do Médio Oriente têm tentado compensar a quebra das receitas do petróleo com algumas emissões de dívida para investidores internacionais. E agora, alguns deles estão mesmo a preparar a criação de agências de gestão de dívida, com algumas funções semelhantes às do IGCP em Portugal.
Um deles é o Kuwait, que contratou a Oliver Wyman para montar uma entidade desse tipo. E esta consultora recrutou João Moreira Rato para montar essa agência, segundo o Diário de Notícias. O processo para criar uma agência de gestão de dívida deverá demorar alguns meses, e findo esse processo, o antigo presidente do IGCP termina a sua tarefa.
O gestor português esteve à frente do IGCP numa altura crítica para o país. Assumiu a liderança da agência em Junho de 2012, quando Portugal estava sob o programa de assistência financeira e sem acesso aos mercados internacionais, preparando a estratégia de regresso a esse financiamento externo. Nesta entidade teve ainda de fazer negociações com os bancos de investimento que venderam "swaps" às empresas públicas. Sairia da agência em Julho de 2014 para assumir as funções de administrador financeiro do BES, na gestão liderada por Vítor Bento, sendo sucedido no IGCP por Cristina Casalinho.
Em Setembro de 2014, tanto Moreira Rato como Vítor Bento acabaram por decidir sair do Novo Banco. Antes do IGCP, o gestor passou pelo Morgan Stanley, Lehman Brothers e Goldman Sachs. Pelo meio, ainda fundou um e geriu um "hedge fund", o Nau Capital, entre 2008 e 2010.