Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moreira Rato aceitou ir para o BES porque não tinha vontade de "voltar a emigrar"

Estava no IGCP e, em Julho de 2014, acreditava que o regresso de Portugal aos mercados tinha "bases sólidas". Por isso, aceitou ir para o BES. Não queria sair do país.

Bruno Simão/Negócios
04 de Fevereiro de 2015 às 16:54
  • 6
  • ...

João Moreira Rato saiu da agência que gere a dívida pública para o Banco Espírito Santo porque tinha noção que o seu trabalho estava a acabar e não queria voltar a emigrar.

 

"O regresso da República Portuguesa aos mercados estava já estabelecido em bases sólidas. Sendo minha vontade não voltar a emigrar, o desafio profissional que Vítor Bento me apresentava era uma boa oportunidade profissional", afirmou Moreira Rato na audição desta quarta-feira, 4 de Fevereiro.

 

Na comissão parlamentar de inquérito, Moreira Rato contou que foi convidado por Vítor Bento para administrador com pelouro financeiro do BES a 4 de Julho. O projecto era o de fazer um "turnaround", uma reviravolta, no banco, que estava em situação delicada.

 

Assim, a 14 de Julho, João Moreira Rato entrou no banco numa equipa liderada por Bento e com contava também com José Honório. "O fortalecimento da equipa com José Honório só veio confirmar esta nova missão".

 

Assim, saiu do IGCP, a entidade que gere a dívida pública e onde estava desde 2012. Antes disso, esteve no Morgan Stanley, na Nau Capital (que pertencia à gestora de fundos ESAF do EBS) e Lehman Brothers.

 

Em Setembro de 2014, Moreira Rato demitiu-se, juntamente com os restantes administradores, por discordar da venda rápida do Novo Banco – tal como Bento e Honório já afirmaram na comissão, e foi repetido pelo antigo presidente do IGCP, a ideia que tinham era o de que seria possível seguir um projecto com o Novo Banco e que o mesmo não precisaria de ser vendido e deixar de funcionar.

Ver comentários
Saber mais João Moreira Rato Banco Espírito Santo Vítor Bento BES José Honório Novo Banco
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio