Notícia
Cristina Casalinho substitui Moreira Rato à frente do IGCP
O Governo português já escolheu a nova presidente da agência que gere a dívida pública portuguesa. O cargo será ocupado por Cristina Casalinho, que já se encontrava na administração do IGCP, avançam a Lusa e a Bloomberg.
Cristina Casalinho (na foto) será proposta como nova presidente do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública. Casalinho irá ocupar a função anteriormente desempenhada por João Moreira Rato, escolhido para administrador com o pelouro financeiro do Banco Espírito Santo.
A indicação de que Casalinho, colunista do Negócios, será escolhida para presidente do IGCP foi dada por fonte oficial do Ministério das Finanças às agências Bloomberg e Lusa. Depois de contactado o gabinete de Maria Luís Albuquerque, a confirmação também chegou ao Negócios.
O nome será ainda avaliado pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública, embora esta opinião não seja vinculativa.
Cristina Casalinho deverá, assim, subir na hierarquia do IGCP, já que, sob a presidência de Moreira Rato, era vogal do conselho de administração. Terá como responsabilidade a gestão da dívida portuguesa nos primeiros meses após a conclusão do programa de assistência económica e financeira, em Maio de 2014.
Presidente do IGCP desde 2012, Moreira Rato foi escolhido por Vítor Bento para o acompanhar na liderança do Banco Espírito Santo enquanto administrador financeiro.
(Notícia actualizada pelas 10h00 com a confirmação da nomeação pelo gabinete de imprensa do Ministério das Finanças)