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ChatGPT volta a funcionar "quase completamente" após perturbações

A empresa indicou que o "chatbot" estava "quase recuperado" e que continuava a trabalhar para chegar a "uma solução global".

27 de Dezembro de 2024 às 07:53
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A empresa norte-americana OpenAI disse esta sexta-feira que o "chatbot" de inteligência artificial (IA) ChatGPT, o mais popular do mercado, voltou a funcionar "quase completamente", depois de ter registado perturbações em todo o mundo.

"Estamos quase totalmente ligados novamente, agradecemos a sua paciência!", escreveu a empresa, numa mensagem publicada na rede social X na quinta-feira à noite.

A empresa indicou às 21:00 (02:00 de hoje em Lisboa) no seu portal que o chatbot (programa de computador com o qual se pode conversar) estava "quase recuperado" e que continuava a trabalhar para chegar a "uma solução global".

A OpenAI disse que esta quinta-feira que o ChatGPT deixou de funcionar normalmente por volta das 14:00 de quinta-feira (19:00 em Lisboa) e que estava a sofrer uma elevada percentagem de erros.

Os utilizadores do ChatGPT começaram a reportar problemas com o serviço, segundo relatos enviados para a aplicação Downdetector, plataforma que fornece informações, em tempo real, sobre vários serviços, compilando dados globais.

Ao realizar uma pesquisa no ChatGPT de Espanha, o chatbot não respondia ao pedido e informava que "algo correu mal".

"Se o problema persistir, contacte-nos através da nossa central de ajuda em help.openai.com", pode ler-se na mensagem.

A empresa norte-americana garantiu que identificou a origem das falhas, que afetaram também o Sora (gerador de vídeos através de texto), e que as está a avaliar.

De acordo com a OpenAI, o problema foi causado por um fornecedor externo.

O serviço popularizou-se no final de 2023 pelas múltiplas funcionalidades que oferece e por responder a todo o tipo de questões.

O ChatGPT tem 300 milhões de utilizadores ativos por semana. São enviadas um bilião de mensagens todos os dias através da sua plataforma, de acordo com dados da OpenAI.

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