Notícia
IGCP já reembolsou o FMI em 6,6 mil milhões
Portugal já devolveu ao FMI o montante total que constava nas suas últimas previsões. Mesmo os 500 milhões de euros previsto para este ano foram antecipados, uma vez que o pagamento era apenas em Novembro.
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) já reembolsou 5,1 mil milhões do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI). O pagamento ocorreu entre 13 e 18 de Março, informou o instituto liderado por Cristina Casalinho, e surge em antecipação ao que estava inicialmente previsto.
"O IGCP anuncia que concluiu o primeiro pagamento antecipado do empréstimo do FMI a Portugal", revela num comunicado emitido esta quinta-feira, 19 de Março. Em causa estão 5.108 milhões de um cabaz de moedas que, explica a Lusa, está na base do cálculo do empréstimo da instituição liderada por Christine Lagarde.
Feitas as contas, estão em causa 6,6 mil milhões de euros. Um valor que o Negócios avançou na edição desta quinta-feira e que surge como uma revisão em alta do pagamento antecipado previsto de seis mil milhões de euros.
No mesmo comunicado, o instituto liderado por Cristina Casalinho esclarece ainda que os montantes antecipados correspondem aos reembolsos agendados para entre Novembro de 2015 e Outubro de 2017. Para este ano estavam apenas agendados 500 milhões.