Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Emissões de dívida com juros de 0% já chegaram aos EUA

É a primeira vez na história dos EUA. O Tesouro do país conseguiu emitir dívida de curto prazo com uma taxa de juro de 0%, algo que vários países europeus já vêm registando há algum tempo. Isto numa altura em que a Fed pondera subir a taxa de juro de referência.

06 de Outubro de 2015 às 12:00
  • ...

O Tesouro dos EUA emitiu 21 mil milhões de dólares em dívida com maturidade a três meses, alcançando uma taxa de juro de 0%. É a primeira vez que o Estado norte-americano consegue um valor tão baixo, isto no dia em que também colocou 21 mil milhões de dólares em títulos a seis meses.

Vários países da Zona Euro já o tinham conseguido. Desde a Alemanha a Portugal, passando por Espanha e Itália, as emissões de dívida de curto prazo com taxas de juro muito reduzidas, em diversos casos até negativas, há muito que são uma realidade no Velho Continente. Agora, os EUA juntaram-se ao clube, com uma emissão de 21 mil milhões de dólares, cerca de 18,7 mil milhões de euros, em dívida a três meses, a uma taxa média ponderada de 0%.

O valor mais baixo de sempre alguma vez alcançado pelo país. E o mais curioso é que, segundo a Bloomberg, esta é também a taxa de juro mais baixa que os investidores podem aceitar. Esta operação foi acompanhada pela emissão de 21 mil milhões em dívida a seis meses, colocada com uma taxa de juro de 0,065%.

Estes leilões surgem numa altura em que a Reserva Federal dos EUA está a ponderar iniciar a subida da taxa de juro de referência, actualmente no mínimo histórico entre 0% e 0,25%. A acontecer, marcará o fim do ciclo de expansão monetária iniciado em 2008, subindo o preço do dinheiro pela primeira vez em quase uma década.

Ver comentários
Saber mais dívida bilhetes do tesouro dívida de curto prazo EUA taxas de juro emissões obrigações mercado Américas mundo economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio